A Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Semic), está apoiando a Campanha “ Compre em Arapongas – Você e sua cidade só tem a ganhar” – realizada pela Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (ACIA) e elaborada pela Empresa Ores Software, através do projeto “ Tô nas compras”, com a criação da designer, Yonara Mazzaro. A ideia central da campanha que foi lançada na última sexta-feira, 03, é a valorização do comércio local, incentivando que o consumidor realize compras no município. Anteriormente, a pauta foi levantada durante reunião do Grupo de Trabalho que busca soluções referentes à retomada das atividades econômicas do município, e que conta com a participação de representantes da Prefeitura Municipal, ACIA, SIMA, Expoara, Sebrae, empresários do comércio, turismo e eventos.
O secretário da Semic, Nilson Carlos Stefani Violato, acredita que a campanha tende a oferecer um novo ânimo para o setor econômico municipal. “O objetivo é fazer com as pessoas se preocupem com o comércio local, fazendo suas compras aqui na nossa cidade. Levando em consideração o período difícil por conta da pandemia do coronavírus, é importante que os moradores comprem em Arapongas, para que esse dinheiro retorne ao município. É uma conscientização para fomentar a economia local”, diz.
Segundo a presidente da ACIA, Evelyse Segura, o 1º semestre de 2020 foi bastante difícil no setor econômico e demais áreas, com isso, a soma de esforços é fundamental neste momento. “ Não é segredo para ninguém que o coronavírus tem causado uma devastação enorme. Na saúde e na economia. Juntos podemos sair dessa. Os seis primeiros meses do ano não foram nada bondosos com o comércio de Arapongas. Nosso comércio é formado, em sua maioria, por microempresas, e essa queda drástica nas vendas causa muito estrago neste tipo de negócio. Por isso, com todas as parcerias já mencionadas estamos promovendo a ação “ Valorize o Comércio Local, Compre em Arapongas”. A campanha conta com banners de Facebook e Instagram, cartazes, outdoors e ações na mídia tradicional. Precisamos muito do apoio da comunidade e dos órgãos de imprensa. Quanto mais gente defendendo a causa, mais empresas e empregos serão salvos, reforça”.
Ainda de acordo com a ACIA, as consultas ao SCPC – medidor usado pelo órgão para aferir as vendas, caíram quase um terço: de 72.006 análises de crédito de janeiro a junho de 2019 para 49.737 durante o mesmo período de 2020 (- 31%). Últimos dados disponibilizados pelo Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged – órgão ligado ao Ministério da Economia) indicavam que o varejo local somava, em dezembro de 2019, 2.245 estabelecimentos e 7.566 trabalhadores. A crise deixou estas empresas e estes trabalhadores ainda mais vulneráveis.
Consumo Seguro
Todos os protocolos para garantir a segurança no consumo têm sido adotados pelas lojas araponguenses, destaca a presidente da Acia. Caso o consumidor esteja evitando sair às ruas, a maioria dos estabelecimentos atende na modalidade delivery.
E agora os araponguenses contam com mais facilidade na hora de comprar de casa: o aplicativo Tô Nas Compras. Disponível gratuitamente para celulares IOS e Android, Tô Nas Compras é o shopping virtual desenhado exclusivamente para o nosso comércio. Graças à parceria entre Acia e o grupo desenvolvedor Ores Software, lojistas podem usar o APP de graça pelos próximos três meses. Basta fazer seu cadastro no link https://bit.ly/ToNasComprasArapongas. “Estamos nos reinventando para sairmos desta crise ainda mais fortes”, diz a presidente da Acia, Evelyse Segura.
Colaboração Textual: ACIA