Em atenção ao movimento mundial de “Consumo Consciente”, visando a redução de material plástico no meio ambiente, o Hospital Norte do Paraná– HONPAR, está retirando de uso os copos descartáveis utilizados no ambiente hospitalar, seja por pacientes e/ou colaboradores.
Com essa atitude, esperamos contribuir para um ambiente mais saudável, livre dos danos causados pelo descarte incorreto e não reciclagem desse material, diz o presidente da Associação Norte do Paraná de Combate ao Câncer, Dr. Umberto Tolari.
O copo plástico como todo produto sintetizado pelo ser humano e desconhecido pela natureza reúne potencial para causar algum dano ambiental e à saúde. O estireno (possível cancerígeno) quanto o poliestireno (PS) liberados do material plástico quando esse entra em contato com o calor do alimento ou bebida quente são hoje reconhecidamente causadores de danos à saúde, como dores de cabeça, depressão, perda auditiva e problemas neurológicos
. Ao substituir os copos plásticos descartáveis por utensílios em inox, como canecas e copos, o HONPAR deixará de descartar no lixo comum 3 milhões e trezentos mil copos plásticos por ano, que ficariam no meio ambiente por cerca de 100 anos para serem totalmente desintegrados, uma vez que não se faz a reciclagem de copos descartáveis.
Essa iniciativa será estendida para outros produtos plásticos que possam ser substituídos por materiais reutilizáveis passiveis de limpeza e desinfeção e assim, seguros para os pacientes e meio ambiente.