O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR (Ivaiporã), realizaram na segunda-feira (20/05) uma degustação de salgados tradicionais e sofisticados, preparados pelos alunos do curso de Salgadeiro da Carreta Escola do Senac, que está há quase dois meses no município. A ação serviu como conclusão de curso para os onze alunos. Foram 160 horas de aulas.
Divididos em grupos, os aprendizes aprontaram três cardápios voltados para eventos: Chá Bar, Festa Infantil e Terceira Idade. A degustação ficou por conta das equipes de CRAS e CREAS e do departamento de Cultura. “Os cursos da Carreta buscam a preparação profissional, gerando novas oportunidades às pessoas para o mercado de trabalho. Sem contar que o Senac é um dos melhores na educação técnica no Brasil”, disse o prefeito José Isalberti.
“É uma oportunidade para os alunos demonstrarem todo o conhecimento adquirido durante as aulas na carreta”, disse a professora de culinária Renata Alves Garcia, que dá aulas ainda de auxiliar de cozinha e técnicas de padaria.
Os cursos da carreta são direcionados às famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social de São Pedro do Ivaí. Para a secretária da pasta, Juliana Farias Moreira, a parceria com o Senac é de grande valia para o município. “Com este aprendizado, os alunos se especializaram, adquiriram mais conhecimento em uma área específica, e estão aptos para novas oportunidades de trabalho ou até mesmo aumentar a renda familiar”, explicou ela.
Atualmente, a carreta proporciona cursos de Auxiliar de Cozinha (vai até 17 de junho), Técnicas de Confeitaria (até dia 4 de junho) e Técnicas de Padaria (até 15 de junho). Em breve, começam as aulas de Doces Finos (10 a 14 de junho), no período da noite. Essa parceria – Prefeitura/Senac – está beneficiando mais de 100 alunos com investimentos que passam de R$ 140 mil reais.
Todos os participantes receberão certificados ao concluírem os cursos do Programa Senac de Gratuidade. Para saber mais, procure a Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS ou o CEMIC.