Nesta quinta-feira (16), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), em parceria com a Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros de Arapongas, realizou a “I Palestra de Defesa Civil”, a fim de apresentar temas relacionados à atuação dos serviços de cada órgão e da comunidade em casos de necessidade de acionamentos.
O encontro teve como palestrante o 2º Tenente QOBM Tiago Justino da Silva – 3ª CORPDEC Londrina, que tratou sobre a estrutura da Defesa Civil no Paraná, definições sobre desastres, sistemas de Defesa Civil – SISDC, sistema integrado de informações sobre desastres, além da atualização do Plano de Contingência, entre outros.
“É de grande importância termos a consciência de que todos nós somos a defesa civil, órgãos de segurança e toda a comunidade. Esse encontro visa à troca de informações sobre como todos podem ajudar em situações de necessidade, como a de desastres, e de que maneira podemos fazer isso sem risco”, disse. Ele reforçou ainda a grande relevância de ações preventivas por parte das estruturas governamentais e sociedade, além de respostas rápidas e eficazes em eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, entre eles desastres ambientais (inundações, alagamentos, deslizamentos, entre outros) e desastres humanos (acidentes de trânsito, incêndios industriais e contaminações de rios).
Durante o evento, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, destacou as obras de combate a três erosões existentes no município – Conjunto San Raphael, Vila Araponguinha e Conjunto Palmares. “Através de muito empenho e trabalho, com recursos do governo federal, temos executado de maneira positiva as obras de contenção das erosões, que por anos assolam o município”. Ele acrescentou que os serviços incluíram adequações nos sistemas de drenagem, estabilização e recuperação dos processos erosivos, execução de canal de colchões Reno, construção de muro de gabião, entre outros procedimentos.
Participaram também do evento o vice-prefeito Jair Milani, comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Meira e demais bombeiros, secretários municipais, representantes do SAMU, Guarda Municipal, Controle de Endemias e comunidade em geral.
Posteriormente, cada participante do curso, com duração de 4 horas/aula, será certificado.