A Secretaria Municipal de Saúde conta atualmente com dois novos aparelhos, são eles: audiômetro e imitanciômetro. Ambos são responsáveis pela avaliação auditiva em crianças, desde a troca na fala, como em demais pacientes com perda auditiva.
Os aparelhos permitem a investigação audiológica periférica, através dos exames de Audiometria Tonal por via aérea e via óssea, Logoaudiometria, Impedanciometria e Pesquisa dos Reflexos Auditivos.
“Cada um desses procedimentos são essenciais para a avaliação auditiva trazendo dados importantes quanto à percepção do som, compreensão dos sons da fala, condições da orelha média e da tuba auditiva, fornecendo informações a respeito da integridade funcional do tímpano e dos ossículos presentes na orelha média, bem como, limiares referentes à faixa audível de conforto de cada paciente. Sendo de extrema importância não apenas aos pacientes, como para os profissionais da área”, explica a fonoaudióloga, Maria Gabriela Milani.
Ela explica ainda que, com base nesses dados, médicos e fonoaudiólogos ponderam suas condutas, ajustando-as de acordo com as necessidades e demandas de cada indivíduo, o que resulta no aumento do sucesso de adaptações de AASI (Aparelho de amplificação sonora individual) e direcionamentos corretos quanto a orientações, treinamentos e encaminhamentos.
De acordo com o Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, os aparelhos estão instalados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caic. Serão inicialmente 13 atendimentos por dia, toda terça e sábado, das 7h30 às 13h00, previstas já para o mês de março.
“Os aparelhos são fixos tendo a necessidade de uso dentro de uma cabine acústica. Ambos já se encontram na UBS do Caic para uso de exames à população, de acordo com avaliação médica. Realizaremos no decorrer do ano mutirões específicos para atender toda a demanda”, explicou.