Em 2017, o Porto de Paranaguá registrou recorde histórico em movimentação de cargas. Foram 50 milhões de toneladas no ano, sendo que 70% desta marca eram produtos agrícolas.Além dos produtores paranaenses, a Appa atende 20% de toda produção do agronegócio brasileiro, vinda de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Santa Catarina.
VANTAGENS – Um dos maiores diferenciais do Porto de Paranaguá é Corredor de Exportação. O complexo é composto por um conjunto de silos, seis carregadores de navios e esteiras de transporte que levam os grãos diretamente aos navios. Ao todo, são cinco silos públicos: um vertical, com capacidade para armazenar 100 mil toneladas, e quatro verticais, com capacidade total de 60 mil toneladas. “A grande vantagem, para o produtor, é que ele pode enviar a quantidade que precisar. O produto será armazenado e exportado junto com o de outros produtores, beneficiando a todos”, explica Fregonese.
O Corredor de Exportação tem capacidade de embarcar mais de 100 mil toneladas por dia e as instalações foram modernizadas para que todo o processo de recepção, pesagem, ensilagem, expedição e embarque fosse otimizado. “Investimos em quatro novos carregadores de navio, 12 novos portões de acesso para caminhões na faixa portuária, novos tombadores, além de toda a reestruturação do cais. O pátio de triagem também ganhou novos portões e, graças ao sistema carga online, estamos há sete anos sem filas de caminhões”, completa.
PALESTRA: Além de apresentar a estrutura portuária, o diretor-presidente da Appa falou sobre o projeto de expansão de infraestrutura e escoamento de cargas no Estado. A Feinacoop tem o apoio institucional do Governo do Paraná.
“O Estado é muito forte na questão do agronegócio e conhecer as possibilidades em transporte e logística é importante para o crescimento do setor”, avalia Fábio Skrabo, um dos organizadores do evento.A Feira vai até esta quinta-feira (14), das 9h às 19h, no Centro de Eventos Expoara ( Rua Guaratinga, 4455 – BR-369 – Km 181).