Pesquisa de intenção de votos encomendada pela Tribuna junto ao instituto DataSonda Pesquisas mostra o prefeito Beto Preto (PSD), candidato à reeleição, com ampla vantagem na disputa de outubro. Na estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Beto Preto aparece com 82,2% das intenções. Sérgio Bolonhezi (PSDB), o Sérgio do Cristma, tem 7,8% e Alex Júlio Barbosa (PSOL), 0,8%. Brancos e nulos somam 4,1% e não sabem ou não responderam, 5,1%.
Se considerados apenas os votos válidos, o atual prefeito de Apucarana chega a 90,5%; Sérgio Bolonhezi, 8,6%; e Alex Júlio, 0,9%. O resultado da pesquisa aponta para uma vitória histórica de Beto Preto no município. Na intenção espontânea de votos, quando os nomes dos concorrentes não são apresentados, Beto Preto aparece com 71,8%, Sérgio do Cristma, 6,3% e Alex Júlio Barbosa, 0,4%. Brancos e nulos correspondem a 2,7% e não sabem ou não responderam, 18,8%.
REJEIÇÃO
A pesquisa do instituto DataSonda também avaliou a rejeição dos candidatos, quando os entrevistados respondem em quem não votariam de jeito nenhum. Alex Júlio soma 39,6%; Sérgio Bolonhezi, 23,3%; e Beto Preto, 4,3%. Não sabem ou não responderam somam 32,7%.
EXPECTATIVA DE VITÓRIA
A sondagem também questionou os eleitores sobre quem eles consideram que irá vencer as eleições. Mais uma vez Beto Preto obteve larga vantagem, com 94,1%. Sérgio Bolonhezi somou 2,4%; Alex Júlio Barbosa, 0,4%. Outros 3,1% não souberam ou não responderam.
AVALIAÇÃO DE BETO
A pesquisa questionou ainda os entrevistados sobre a administração de Beto Preto: 82,7% responderam que a gestão do prefeito é ótima ou boa; 13,3%, regular; 1,6%, ruim; e 1,4%, péssima. Não soube ou não respondeu, 1%.
METODOLOGIA
O DataSonda ouviu 510 eleitores na quinta e sexta-feira passadas. A margem de erro é de 3,6%, com intervalo de confiança de 90%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PR-08784/2016.
Segundo o diretor-geral do DataSonda, Ian Lucena Sonda, a pesquisa é representativa, primeiro, por seguir todos os parâmetros legais da resolução do TSE para pesquisas (23.453/2015), mas, sobretudo, pelo Instituto DataSonda aperfeiçoar os métodos de distribuição geográfica, pois utiliza a base de setores censitários do IBGE.
“Apucarana é dividida 159 setores censitários (urbanos e rurais), que são ‘pedaços’ do município muito menores que bairros, em que o coletor do Instituto DataSonda percorre sorteando ruas e domicílios. Desta forma, 100% do município é varrido pelas entrevistas, possibilitando que qualquer pessoa tenha possibilidade de ser entrevistada”, explica.
Além disso, acrescenta Sonda, são completadas quotas de sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico, de acordo com os dados mais recentes do TSE 2016 e censo do IBGE. O Datasonda realizará ainda mais uma rodada de pesquisas sobre as intenções de voto em Apucarana. O resultado será divulgado no dia 28 na Tribuna.
TN ONLINE