Em Rolândia, haverá somente dois candidatos disputando o cargo a prefeito. O atual prefeito, Luiz Francisconi (PSDB), enfrentará a Renato Sartori (PSL). Antes das convenções partidárias, Rolândia tinha seis pré-candidatos: além de Francisconi e Sartori, Ernesto Nogueira (PSB), Guilherme Spanguemberg (PMN), major J. Carlos (PSC) e José de Paula (PSD). De certa forma, Sartori conseguiu condensar a oposição ao prefeito em torno de seu nome.
Vices
A convenção do PSDB, realizada na sexta-feira (05), confirmou o nome de Roberto Negrão (PR) como pré-candidato a vice de Francisconi. O atual prefeito já havia divulgado essa informação pelas redes sociais na terça-feira (02). Negrão já foi candidato a vice-prefeito em 2008, quando concorreu na chapa que tinha Ailton Maistro como candidato a prefeito. O empresário também já foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) e gerente da TCR.
Já a convenção do PSL foi realizada na noite de quinta-feira (04) e confirmou a dobradinha Renato Sartori e Márcio Pierin (PEN) como seu pré-candidato a vice. Pierin é advogado e conhecido em Rolândia e região por sua participação em júris de repercussão.
Os outros ex-pré-candidatos
O terceiro pré-candidato José de Paula (PSD), presidente da Câmara de Rolândia, desistiu de sua pré-candidatura à prefeitura e tentará se reeleger como vereador. O major J. Carlos (PSC) declarou ao JR que não irá disputar a cadeira de prefeito e que é pré-candidato a vereador. Os dois devem apoiar o pré-candidato Sartori.
Outro pré-candidato, Ernesto Nogueira (PSB), também seguiu a mesma linha e disse que tinha deixado a tentativa da cadeira do Executivo por uma das 10 cadeiras do Legislativo rolandense. O partido irá apoiar a candidatura de Sartori.
O último dos pré-candidatos a prefeito de Rolândia, o jornalista Guilherme Spanguemberg (PEN), agora é pré-candidato a vereador. Seu partido, como não poderia deixar de ser, irá apoiar a pré-candidatura Sartori-Pierin.