A escola será feita pelo Governo do Estado, através de um projeto pioneiro do parlamentar
Cambira é uma das 17 cidades do Paraná que irá receber em breve a construção de uma nova escola para abrigar a Apae, através de um projeto pioneiro dodeputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD),chancelado pelo governador Ratinho Júnior. O parlamentar esteve nesta quinta-feira, 05, no município, para conhecer o terreno disponibilizado pela prefeitura para a construção.O investimento estadual na obra é de R$ 2milhões.
No Vale do Ivaí, além de Cambira, também estão na lista para receber novas escolasos municípios de Kaloré, Rio Branco do Ivaí e Ariranha do Ivaí.
De acordo com Bazana, durante os mais de 20 anos atuando junto às pessoas com deficiência, ele percebeu a necessidade de um espaço físico mais adequado para atender os alunos das escolas especiais.
“Quando assumi como deputado, este foi um dos primeiros projetos que apresentei ao governador, que teve a sensibilidade de atendê-lo, culminando hoje com este projeto modelo que será replicado em várias cidades do Paraná. Hoje, aqui em Cambira, estamos muito felizes em anunciar a construção de um novo espaço para os nossos 129 alunos”, disse o deputado.
Segundo o prefeito de Cambira Emerson Toledo Pires,o anúncio da construção é um momento de muita alegria para a cidade.
“Pra mim como prefeito é uma honra poder estar recebendo a construção dessa nova escola da APAE. Nós fizemos a cessão do terreno, que chega em torno de cinco mil metros quadrados, e vai ter um grande investimento do governo do estado, através do nosso deputado Bazana. Então pra nós hoje é um momento de alegria e festa no município de Cambira”, declarou Toledo.
O diretor da Apae de Cambira Anderson Carlos Toledo Pires afirmou que a nova construção veio em boa hora, pois o prédio atual já não atende as necessidades dos alunos.
“A nossa escola precisa, porque já está apertada, poucas salas, hoje não comporta se aumentar mais demanda de turmas. Então é um dia marcante aqui pro município de Cambira. Um dia especial. A gente só tem a agradecer mesmo o deputado”, disse o diretor.
O projeto
O trabalho para inclusão de recursos do Governo do Estado na construção de novas Apaes começou em 2021, a partir de uma articulação do deputado Bazana, que tem entre suas bandeiras, a defesa do fortalecimento das Apaes.O projeto-piloto integra um conjunto de mais de 40 unidades de Educação Especial que o Governo do Estado deve entregar em diversas regiões do Paraná. Destas, 17 já estão em andamento.Esta é a primeira vez na história que o Poder Executivo Estadual se engaja diretamente na melhoria das estruturas, que costumam funcionar em locais alugados pelas próprias instituições.
A primeira escola do projeto foi entregue em abril deste ano, em Nova Laranjeiras, na região Centro-Sul do estado.