A II Mostra de Profissões das Forças de Segurança Pública e Defesa Social deve receber mais de 5 mil visitantes no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas. O evento começou na terça-feira (3) e termina nesta quarta (4)
Participam da exposição representantes da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Paraná (PC-PR), Polícia Penal do Paraná (Deppen), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Exército Brasileiro.
O evento conta com exposição de viaturas antigas e novas, escolinhas de trânsito, simuladores de tiro e acidentes de carro, apresentação de helicóptero do Samu, cães de forças de segurança, entre outras atrações.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati, o objetivo dessa mostra é trazer o público jovem, principalmente os estudantes do ensino médio, que estão procurando uma profissão. “Ele vai conhecer todas as instituições de segurança pública do Estado, saber como elas trabalham e, principalmente, a forma de ingresso”, disse.
Segundo ele, cerca de 5 mil pessoas devem passar pela mostra nos dois dias. Além da exposição de veículos, equipamentos e simulações de acidentes e atendimentos, o evento prevê também a confecção de documentos de identidade em uma parceria com o Instituto de Identificação.
Gilson Nunes, do Samu, diz que o evento traz as novas tecnologias e também simulações para mostrar a importância de ter atenção no trânsito. “Vamos simular um acidente com moto, com a presença do helicóptero do Samu”, conta.
O objetivo, segundo ele, é apresentar todas as forças de segurança para que os estudantes compreendam a função e o trabalho realizado pelas instituições.
João Mário Goés, da Polícia Civil, assinala que a corporação trouxe o PC-PR na Comunidade a Arapongas, ofertando diversos serviços, incluindo a confecção de carteira de identidade do modelo nacional. Também foi apresentada a delegacia móvel, que é usada em grandes eventos, além do Grupo Tigre, que é referência internacional em solução de sequestros, entre outros serviços prestados.
Informações: TNonline/Lis Kato