A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura de Mandaguari, realizou na noite da última sexta-feira (27), no Salão de Festas do Parque da Pedreira, a V Conferência Municipal de Cultura, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.
Participaram do evento representantes das organizações governamentais e não governamentais, que debateram e apresentaram proposta dos seis eixos temáticos, que serão enviados para a IV Conferência Estadual de Cultura, que será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura vai realizar, nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu. O evento reunirá delegados natos e delegados eleitos pelos municípios paranaenses para revisar o Plano Estadual de Cultura (PEC-PR) e debater os eixos temáticos e setoriais.
As conferências são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias de organização. O objetivo deste encontro é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.
A conferência contou com as presenças do secretário municipal de Cultura Esporte e Lazer, Gilmar Tavares, do vice-prefeito, João Jorge Marques, da procuradora jurídica do município, Eliete Ferreira, representando a prefeita Ivonéia Furtado, da gerente de Cultura local, Aldenora Barros e dos secretários municipais Francisco De Biazio (Governo) e Selma Bertolini (Educação). A palestra magna foi ministrada pela gestora da Academia Corpo e Saúde de Mandaguari, Marisa Feijó.
Na oportunidade foram ainda eleitos os seis membros da sociedade civil (três titulares e três suplentes) para o Conselho Municipal de Cultura. Durante o evento foram realizadas duas apresentações artísticas. A primeira com o ballet das alunas do Instituto Promocional Jesus de Nazaré e, a segunda, com bailarina Dara Jeijó, da Academia Corpo e Saúde. A artista Sheila Dias expôs seus quadros, além de pintura e fotos em porcelana.
Foi um importante espaço aberto para discussões que foram realizados em grupos em torno de seis eixos temáticos:
1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
2 – Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social
3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari