Cinco novos conselheiros tutelares foram eleitos no domingo, em Apucarana, para exercerem os cargos a partir de janeiro de 2024. A votação foi realizada na Escola Municipal Braga Cortes e transcorreu dentro da normalidade, sem registro de incidentes.
Entre os onze candidatos, foram eleitos os cinco mais votados: Bruna Carolina de Melo, 736 votos; Fabio Lucas de Barros, 615 votos; Juliane de Lima, 516 votos; Camila Mara Monteiro, 368 votos e Alexandre Machado, com 235 votos.
Também concorreram e se tornaram suplentes dos cinco candidatos eleitos, André dos Reis Avelar, Luci Fernandes Silva, Maria Luzinete Carvalho do Nascimento Pereira, Marilene Silva Nascimento, Pablo Mateus Morais da Cunha e Sonia Mara de Araujo.
A secretária de Assistência Social, Jossuela Martins Pirelli, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), agradeceu a participação dos candidatos e de todos os colaboradores que trabalharam durante todo o processo da eleição do Conselho Tutelar, desde as inscrições até a votação.
Conforme explica a secretária, o mandato dos eleitos será de quatro anos, de 2024 a 2027, assumindo a partir do dia 10 de janeiro. Os titulares irão receber um salário mensal de R$ 4.319,11, com direito à cobertura previdenciária e férias anuais remuneradas.
A secretária lembra que para efetivar as candidaturas, foram observados alguns critérios, tais como reconhecida idoneidade moral, atestado de antecedentes criminais, residência no município e comprovada experiência em ações continuadas contempladas pelo Sistema de Garantia de Direitos com Crianças e Adolescentes.
Segundo enfatiza Jossuela Pirelli, o Conselho Tutelar é um órgão permanente, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.