Jazz Cigano Quinteto convida a cantora Giovanna Bertolini para um show que busca apresentar ao público o jazz manouche, ou jazz cigano, em um concerto que abrange obras da música brasileira, francesa e estadunidense.
Fundado em 2009, o Jazz Cigano Quinteto é um grupo musical que já lançou três álbuns e, desde então, tocaram em conjunto com grandes nomes da música instrumental como Gabrielle Mirabassi, Vittor Santos, Itamar Collaço, além de uma série de apresentações com o violonista Yamandu Costa. A parceria com Yamandu rendeu um álbum, lançado em 2022, trabalho que celebra a mistura da música brasileira com o jazz manouche, com a gravação de composições próprias de membros do quinteto e de Yamandu.
Hoje, o grupo curitibano Jazz Cigano Quinteto é uma das principais referências do jazz manouche no Brasil, buscando imortalizar o gênero musical, criado pelo violonista cigano Django Reinhart, em interpretações e composições repletas de influências brasileiras.
O encontro e amizade entre o grupo e a cantora Giovanna Bertolini deu-se em função das atividades de produção cultural. Além de cantora no circuito noturno de Curitiba, Giovanna foi produtora executiva do álbum “Jazz Cigano Quinteto & Yamandu Costa”, razão pela qual o grupo e a cantora iniciaram um trabalho musical em conjunto, apresentando-se no circuito noturno da cidade de Curitiba. Giovanna foi três vezes vencedora do Festival da Canção Francesa, promovido pela Aliança Francesa, onde iniciou seus estudos no jazz francês e apresentou-se com o gênero, consagrando-se campeã.
A cantora também é constante presença na cena jazz de Curitiba, onde apresenta-se com diversos grupos e formações. Desde 2020, Giovanna lança uma série de singles de composições brasileiras em roupagem moderna e com linguagem jazzística.
Este show simboliza a cultura do jazz manouche em encontro com a cultura brasileira, em apresentação guiada pelo quinteto e pela cantora Giovanna Bertolini.
|