A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) realiza, na manhã desta segunda-feira (18), a operação “GPS”, com objetivo de localizar 35 pessoas monitoradas por tornozeleiras eletrônicas e que estariam praticando infrações penais, como o desligamento do equipamento, o que é proibido. Essas pessoas são procuradas por policiais civis e militares em Curitiba e seis cidades do Interior do Estado.
A polícia suspeita de que alguns dos monitorados desligam ou deixam de recarregar as tornozeleiras de maneira intencional para cometer crimes neste período. Ao constatar essa situação, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) recebe um sinal indicando o rompimento ou desligamento da tornozeleira. Os agentes entram em contato com o monitorado para que o equipamento seja utilizado de forma adequada.
PRESOS POR ROUBO
De acordo com a Sesp, a maioria dos alvos da operação foi presa por roubo e ganhou da Justiça direito ao benefício da tornozeleira eletrônica. Se as infrações penais forem comprovadas, os detentos perdem o benefício e têm regressão no regime carcerário.A operação é coordenada pelo CICC, com apoio das Polícias Civil e Militar e do Departamento de Execução Penal (Depen). O balanço da ação policial será divulgado ainda nesta segunda-feiraColaboração As informações são da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná