Duas palestras ministradas no auditório do Módulo Cultural nesta quarta-feira (24) marcam o encerramento da programação da Campanha Maio Laranja, realizada pela Prefeitura de Mandaguari, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
As palestras foram ministradas pela promotora aposentada Maria Garcia e pela psicóloga da Prefeitura de Mandaguari, Carla Trindade. Durante todo o mês de maio, a rede municipal de ensino contou com trabalhos nas escolas e a rede estadual teve roda de conversa e palestra. A Campanha Maio Laranja ainda contou com outdoors educativos, blitz em avenidas realizadas no dia 18 último e sonorização volante nos dias 18 e 24 na área central e nos bairros de Mandaguari.
ORIGEM – Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari