A prefeita Ivonéia Furtado participou nesta semana, em Brasília, da Mobilização Municipalista da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O encontro ocorreu na terça (18) na sede da Confederação Nacional de Municípios e reuniu cerca de 500 gestores municipais.
Na ocasião foi discutido o pedido de urgência na promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, proíbe a criação de novos encargos sem a previsão de recursos para custeá-los, e o avanço de matéria que prevê a ampliação em 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos cofres públicos municipais.
“Estamos unidos e engajados na aprovação e avanço de matérias que impactam os cofres públicos municipais. Vou seguir firme trabalhando pelo desenvolvimento da nossa Mandaguari”, afirma Ivonéia.
Ainda sobre a ampliação do FPM, no Senado Ivonéia também torce pela aprovação da PEC 23/2022, do senador Wellington Fagundes (PL-MT) – primeiro subscritor -, que também aumenta em 1% o FPM. A aprovação de uma das matérias é considerada fundamental para o custeio do piso da enfermagem.
“Queremos, sim, garantir o piso da enfermagem e oferecer condições ainda mais dignas aos nossos servidores. Sou enfermeira, sei da importância da pauta e sei que conseguiremos, consequentemente, melhorar os atendimentos em nossa cidade. Porém, precisamos ter condições, previstas em lei, para garantir esse pagamento”, observa Ivonéia.
Na programação da Mobilização Municipalista, os gestores se reuniram para alinhamento da pauta e aprovação de uma carta a ser entregue aos candidatos à presidência do País, além de participar de encontro com deputados e senadores para buscar avanço das pautas.