A partir desta quinta-feira (20), Londrina vai sediar o maior evento de educação do sul do Brasil, o Londrina Mais. A abertura das atividades será às 8h30, no Recinto Milton Alcover do Parque de Exposições Governador Ney Braga. A entrada é gratuita e estarão presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e autoridades da região.
A quinta edição do evento e primeira presencial após a pandemia de Covid-19 acontecerá na quinta (20) e sexta-feira (21), das 8h às 18h e, no sábado (22), das 9h às 13h, sempre no Parque Ney Braga. O tema deste ano é “Gente”, e enfocará os cuidados necessários às pessoas durante a pandemia e no retorno às atividades presenciais no período pós-Covid-19.
Para isso, durante três dias, os professores da rede municipal de ensino vão poder participar de 23 palestras sobre temas atuais. Entre os palestrantes estão referências nacionais em educação, como Nino Paixão, que falará sobre a “Neurociência nas ações socioemocionais”; Fafá Conta (Flávia Scherner), que abordará a leitura, contação de histórias e como encantar as crianças com as histórias; Kátia Smole que ensinará mais sobre a “Avaliação diagnóstica e a oferta de atividades de recomposição de aprendizagem: novas perspectivas” e Carolina Campos, que trará à tona o tema “Escola como espaço de cura”.
Até o momento, 7.227 pessoas já se inscreveram para participar das palestras. As informações sobre os palestrantes e os horários dos eventos estão disponíveis para consulta no site.
A expectativa é que cerca de 5 mil profissionais da educação participem, pois as palestras fazem parte da formação contínua obrigatória. Por isso, todos devem participar de, no mínimo, uma palestra por matrícula. “Algumas palestras já esgotaram as vagas logo no começo, mas outras ainda têm vagas abertas para os professores interessados. Então, convidamos a comunidade para vir prestigiar esse que é o maior evento de educação do sul do país. Estamos ansiosas e com as expectativas bem altas”, contou uma das coordenadoras do Londrina Mais, Andreia Militão.
Cronograma
Das 8h às 10h
Recinto Milton Alcover – abertura oficial
Recinto José Garcia Molina – Construindo Boas Estratégias de Marketing na Educação
Diego Cunha.
Das 10h às 12h
Recinto Milton Alcover – Comunicação Assertiva na Gestão Escolar, com Renan Laffranchi.
Recinto Horácio Sabino Coimbra – Músicas e Brincadeiras Cantadas na Educação Infantil: Saberes e Fazeres Que Fundamentam a Prática Docente, com Tatiane Jardim (598 inscritos, ou seja, 99,67% das vagas preenchidas).
Recinto José Garcia Molina – Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável com o Dr. Marcos Cabrera.
Das 13h30 às 15h30
Recinto Milton Alcover – Ler, Contar e Encantar Com Histórias, com Flávia Scherner (Fafá Conta) – as vagas estão esgotadas.
Recinto Horácio Sabino Coimbra – O Brincar Enquanto Linguagem na Educação Infantil com Joyce M. Rosset.
Recinto José Garcia Molina – Inclusão Escolar: relação com a igualdade e diversidade e o uso das tecnologias assistivas na educação infantil, com o psicólogo Welington Hayashi
Das 15h30 às 17h30
Recinto Milton Alcover – Transcendência e Humanização: educar na integralidade do ser, com Israel Boniek.
Recinto Horácio Sabino Coimbra – Contextos de Investigações: a relação entre crianças e adultos nos processos de aprendizagem, com Josiane Assis Pareia.
Recinto José Garcia Molina – Participação Social, Controle e Transparência: a importância dos conselhos e órgãos colegiados. Moderador Cmel.
SEXTA-FEIRA (21)
Das 8h às 10h
Recinto Milton Alcover – Avaliação Diagnóstica e a Oferta de Atividades de Recomposição de Aprendizagem: novas perspectivas, com Katia Smole. As vagas já estão esgotadas.
Recinto Horácio Sabino Coimbra – Ler a Vida e Humanizar: a formação do leitor literário, com Anderson Novello. Até o momento, 570 pessoas se inscreveram (95% de lotação).
Recinto José Garcia Molina – Escalada na Escola: metodologia, estratégias e
possibilidades de ensino para os anos iniciais, com Dimitri Wuo Pereira. Vagas quase todas esgotadas (421 inscritos).
Das 10h às 12h
Recinto Milton Alcover – Escola Como Espaço de Cura, com Carolina Campos
Recinto Horácio Sabino Coimbra – Educação Para a Transformação, com Paulo Ferreira Ribeiro.
Recinto José Garcia Molina – Roda de Conversa com Bruno Goulart, Dra. Cláudia
Catafesta, psicólogo Euclides Lunardelli e Martinha Clareti.
Das 13h30 às 15h30
Recinto Milton Alcover – A Neurociência Nas Ações Socioemocionais, com José Meciano (Nino Paixão). As vagas estão esgotadas.
Recinto Horácio Sabino Coimbra – Transtorno do Espectro Autista e Ambiente Escolar: manejo efetivo de comportamentos desafiadores em sala de aula, com Maicon Douglas. As 600 vagas estão esgotadas.
Recinto José Garcia Molina – A Função da Cidade na Aprendizagem do Ler, Escrever e
Contar, com Sandra Oliveira.
Esportes de aventura
Escalada na Escola: Metodologia, Estratégias e Possibilidades de Ensino para os Anos Iniciais, com Dimitri Wuo Pereira. As 80 vagas estão esgotadas.
Das 15h30 às 17h30
Recinto Milton Alcover – Novo Contrato Social: cuidando um do outro, com Regina Shudo.
Recinto Horácio Sabino Coimbra – A Pedagogia da Presença e a Presença da Pedagogia, Angela Mendonça.
Recinto José Garcia Molina – Jogos de Matriz Africana Nas Aulas de Educação Física:
conhecimentos, raízes culturais e história, com Gisele Franco.
SÁBADO (22)
O Festival de Dança será no sábado (22) dividido em duas partes, onde 160 alunos farão 12 coreografias ao todo. Após o término da primeira parte, haverá um intervalo para a preparação do figurino e maquiagem dos alunos que participarão da segunda parte do festival. Vão participar as Escolas Municipais Roberto Alves de Lima Jr.; Ruth Ferreira de Souza; Nara Manella; Claudia Rizzi; Padre Anchieta e a Roberto Pereira Panico.
O Projeto de Xadrez será em forma de festival, em que 292 alunos de diferentes escolas terão a oportunidade de disputar partidas de xadrez entre si. O objetivo é abrir espaço de vivência e interação entre as crianças, por isso serão formados dois grupos, contendo cerca de 150 alunos em cada.
O Projeto de Judô terá a promoção de faixa, quando cerca de 15 professores da Associação Londrinense de Judô, que são faixas pretas, vão estar presentes. Eles conversarão com as crianças explicando sobre os valores e princípios educacionais trabalhados diariamente na prática das artes marciais, em especial do Judô. Os alunos do projeto serão divididos em dois grupos de aproximadamente 150 alunos.
O Festival de Circo acontecerá no sábado (22) com aproximadamente 12 números circenses, que os educadores vêm praticando com os alunos nas escolas.
Ao longo dos três dias, serão feitas três intervenções, sendo uma delas a breve apresentação da peça “Quebra Gelo” na abertura do evento, com a participação de algumas crianças e alguns integrantes da Trupe Profissional. A equipe do projeto estará com os integrantes da Trupe Profissional e os participantes do projeto, para interagir e socializar com o público e fazer pequenas apresentações de habilidades circenses.
O Projeto de Teatro fará sete apresentações de peças com temas elaborados pelos professores a partir dos interesses dos próprios alunos. As apresentações acontecerão nos dias 20 e 21 de outubro, durante as formações dos professores da rede municipal de educação. Vão atuar 100 alunos das Escolas Municipais Professora Mari Carrera Bueno, Anita Garibaldi, Nina Gardman, John Kenedy, Salin Aboriham.
Durante os três dias, também será conduzido o Projeto de Aventura. O espaço promoverá práticas corporais de aventura, com estações de circuito de Parkour, Slackline e Parede de Escalada. Este conteúdo está presente na diretriz curricular municipal, por isso, os professores de Educação Física vão oferecer essas experiências para seus alunos.
O projeto Palavras Andantes terá uma programação especial nos dias 20 e 21 com a contação das histórias Memórias da Baobá, O Macaco e a Velha, A Fruta Amarela. São experiências para rir, sonhar e conhecer a cultura de outros povos.
O Projeto Conhecer Londrina vai integrar o Londrina Mais e oferecerá diferentes programações. Como o espaço será interativo, terá atrações que incluem objetos do Museu Escolar de Londrina que trazem a memória das escolas rurais do município; os jogos relacionados aos espaços urbanos e rurais; e a Oficina de Escrita Criativa com o tema “Histórias do Café” com a participação do professor Valdir Oliveira. No dia 20, o local iniciará suas atividades às 8h30 e, no dia 21, às 15h.