Notícias Geral

150 presos que tiveram ‘saída temporária’ de fim de ano não retornaram às penitenciárias no Paraná

150 presos que tiveram ‘saída temporária’ de fim de ano não retornaram às penitenciárias no Paraná
150 presos que tiveram ‘saída temporária’ de fim de ano não retornaram às penitenciárias no Paraná
Compartilhe no WhatsApp

Dos 1.196 presos que receberam a autorização da Justiça para passar as festas de fim de ano com as famílias, 1.046 retornaram às penitenciárias nas datas previstas, de acordo com o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen).

O benefício das saídas temporárias é concedido anualmente pelo judiciário a presos que cumprem pena em regime semiaberto.

O último grupo retornou no dia 10 de janeiro conforme a previsão, que determinava horários e locais. Essa ação ocorreu em Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.

Segundo o Deppen, os presos que não retornam no prazo passam a ser considerados foragidos e podem regredir de regime.

“Nesses casos, as unidades comunicam ao juiz responsável para que seja expedido um novo mandado de prisão”, afirmou o vice-diretor do Depen, Luiz Francisco da Silveira.

De acordo com o Deppen, a evasão de alguns presos é considerada normal e dentro da média anual registrada nos últimos anos em todo o país.

Na região da capital, 611 presos que cumprem pena na Colônia Penal Agroindustrial (CPAI), em Piraquara, na região metropolitana, foram beneficiados com a saída temporária.

Divididos em três grupos, as saídas ocorreram no dia 22, 24 e 28 de dezembro. O retorno estava previsto para datas distintas, sendo que o último grupo precisaria voltar até 10 de janeiro. Houve o retorno de 493 presos, ou seja, 118 presos ficaram evadidos.

Em Maringá, 211 presos custodiados na Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM), deixaram a unidade penal em dois grupos, destes 197 retornaram à penitenciária e 14 presos apresentaram evasão.

As saídas estavam previstas para os dias 21 e 30 de dezembro e o retorno para o último grupo seria em 5 de janeiro.

Na região de Londrina, 311 presos tinham o benefício de deixar o Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON).

O retorno foi de 296 presos, com evasão de 15. Na unidade prisional, as saídas estavam previstas para os dias 20 e 27 de dezembro, com retorno em 27 de dezembro e 5 de janeiro, respectivamente.

Na região de Ponta Grossa, foram beneficiados com a saída temporária um total de 63 presos, que estão custodiados na unidade da Lapa.

Eles saíram em dois grupos, nos dias 22 e 29 de dezembro, e apenas três deles não retornaram. O retorno estava previsto para os dias 29 de dezembro e 5 de janeiro.

(G1 – PARANÁ)

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: