Arapongas Geral

Controle de Endemias prepara estratégias contra a Dengue

Compartilhe no WhatsApp

O começo da primavera com forte calor e probabilidades de chuvas acima da média durante a estação, tem feito as autoridades ligadas ao setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde tomarem uma série de medidas cautelares contra a Dengue.

Nesta quinta-feira, 24, agentes de Endemias e do PSF participam de um curso tendo o médico infectologista Flavio Jun kazuma e o representante da 16ª Regional de Saúde Valdecir Pardini como palestrantes. Eles trazem esclarecimentos sobre aspectos da doença que podem auxiliar na rotina do trabalho destes agentes, como sintomas, formas de transmissão e prevenção.

O secretário municipal de Saúde Antonio Garcez Novaes Neto participou da abertura do curso e falou sobre o crescimento do número de casos na região. “Não apenas em Arapongas, mas em diversos municípios houve crescimento no número de casos, mas em nossa cidade não houve nenhuma morte causada pela dengue. Essa é a nossa meta. Fazer com que o numero de casos seja reduzido e nenhum óbito pela doença seja registrado”, disse o secretário.

Conforme a coordenadora do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Aparecida de Oliveira, o curso faz parte de uma série de estratégias que estão sendo elaboradas visando enfrentar os perigos de proliferação de vetores do mosquito transmissor da Dengue, que é o grande vilão da história.

Aparecida alerta que, além destas medidas, a população também deve continuar colaborando e mantendo seus quintais limpos e/ou denunciando situações de risco para a proliferação da dengue como terrenos baldios, borracharias, depósitos de ferro- velho e galpões de reciclagem. “Valendo lembrar que nestes casos, se comprovadas situações de risco para a saúde pública, seus proprietários são passíveis de punição legal”, frisou Aparecida.

Em 2015 foram autuados dois proprietários de borracharias e um de depósito de ferro-velho, sendo que de agosto de 2014 a julho de 2015, a cidade registrou 322 casos de Dengue, chegando a ficar sob risco de uma epidemia.

Denúncias sobre locais ou situações de risco para proliferação da Dengue, podem ser feitas através do telefone 3902-1079.

Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: