Arapongas Geral

Arapongas reabre museu em novo espaço

museu

De hoje até o dia 01 de agosto acontece em Arapongas o Festival de Inverno – Canto e Música. Essa é a terceira edição do evento realizado pela prefeitura do município através da Secretaria da Cultura, Lazer e Eventos. Além de atrações artísticas, culturais e musicais, o festival marca a abertura do Museu de Arte e História de Arapongas (Mahra), no antigo Paço Municipal. A estreia acontece hoje, às 20 horas, com apresentações do Concerto Instrumental e do Conservatório Villa Lobos.

O Mahra foi instalado onde funcionava o Espaço Cidadão. O prédio também foi sede do Executivo Municipal. O local passou por uma revitalização, e agora vai receber amostras artísticas, saraus, concertos e rodadas de literatura. Para abrigar o museu, o prédio passou por uma revitalização para dar suporte a exposições e eventos culturais diversos. Uma das metas da prefeitura é tornar o museu um local multiuso. O Mahra também vai abrigar o acervo do antigo museu, que ficava na antiga Estação Ferroviária do município e acabou desativado devido às más condições estruturais.

O acervo documental e mais de 12.000 fotos foram recuperados pela secretaria municipal de Cultura e serão expostos no Mahra.“Vamos conciliar a abertura da terceira edição do Festival de Inverno com a tão esperada abertura do nosso museu municipal. O Mahra será um espaço voltado para a arte, com exposição de obras, música e incentivo à leitura. Queremos desenvolver cada vez mais a área cultural do município”, ressalta a secretária de Cultura, Lazer e Eventos de Arapongas, Édina Kummel.

O FESTIVAL – Ao longo de dez dias, vários espaços culturais do município serão palco do festival. Amanhã (24), às 20h30, o Mercado Municipal recebe artistas da MPB. No sábado (25), a Mostra de Música Autoral será no Teatro Vianinha, às 20 horas. No domingo (26), as atividades começam cedo, às 9 horas, no Ginásio de Esportes. Além da feira livre, a animação fica por conta de músicos locais. À noite, às 20 horas, a Orquestra Filarmônica da Unicesumar de Maringá se apresenta no Cine Teatro Mauá.

Durante a próxima semana, academias de música e corais do município fazem suas apresentações também no Cine Mauá. Segundo a secretária de Cultura, o objetivo do festival é proporcionar o aprimoramento artístico da comunidade através da música. “Através de concertos didáticos ao longo do festival, voltados para as crianças e jovens das escolas do município, queremos contribuir para a formação de novos músicos, além de atrair todo o público a prestigiar esta atividade artística em Arapongas”, afirma Édina.

Vale lembrar que a programação do festival é gratuita e aberta para toda a comunidade. “Pedimos para que a população retire seus ingressos no cinema com, pelo menos, uma hora de antecedência, pois o número de poltronas é limitado. E reforçamos o convite para que os araponguenses prestigiem o festival, que é feito para eles”, conclui a secretária de Cultura.

Fonte: TNOnline

Foto: Sérgio Rodrigo