Arapongas

Arapongas promove Feira da Saúde neste sábado

5c5fc3d30b5dcd14f69c5bd0a7ec721c

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril), a Prefeitura de Arapongas através da Secretaria de Saúde realiza uma grande Feira neste sábado, 09, na Praça da Igreja Matriz das 9h às 17h.

Ao todo, nove barracas estarão preparadas para atender a população na Feira da Saúde. Os profissionais da Secretaria estarão a disposição para orientar a comunidade sobre cuidados e prevenção com a saúde mental, dependência química, tabagismo, saúde da mulher, saúde bucal, DST, hipertensão, entre outros.

Haverá simulação de acidentes com as equipes do SAMU, visando instruir a população diante qualquer situação de urgência/emergência, e situações diversas como engasgamento e parada cardiorrespiratória.

As equipes trabalharão ainda com verificação do Índice de Massa Corpora (IMC), com orientação postural e demais atitudes de prevenção à saúde. Também haverá aferição de pressão e orientação de escovação supervisionada.

Na ocasião, o Hemonúcleo de Apucarana realizará coleta de sangue para transfusão das 8h às 11h. O Hospital João de Freitas também participará da Feira da Saúde orientando a população sobre doação de órgãos e controle de infecção de acompanhantes.

A eliminação de focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti também será abordado durante a Feira, com apresentação de atitudes corretas na luta contra o mosquito. A Vigilância Sanitária também irá orientar a população acerca da saúde do trabalho, setor de alimentos, serviços e produtos da saúde.

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, convida toda a população para essa grande mobilização que tem por objetivo promover a saúde e bem estar dos araponguenses. “Profissionais de diferentes setores da Saúde estarão a disposição da comunidade durante todo o sábado, visando orientar a população acerca de simples cuidados rotineiros que garante a prevenção da saúde”, disse.