Fortalecendo as ações de enfrentamento do coronavírus, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, orienta toda a população sobre o manejo de resíduos domiciliares das pessoas que estão com suspeita ou confirmadas de infecção pela Covid-19. Conforme a Vigilância Sanitária de Arapongas, é fundamental que todos cumpram na prática medidas sanitárias que visam diminuir a propagação da doença.
Conforme o setor, as medidas a serem tomadas sobre o manejo do lixo de pacientes com suspeita ou confirmados de Covid-19 consistem em:
– Separar todo o lixo doméstico, colocando-os em sacos descartáveis de material resistente à ruptura, vazamento e impermeáveis.
– Fechar com lacre os sacos de lixo, ou dar um nó reforçado, quando o saco de lixo estiver 2/3 de sua capacidade utilizados, garantindo sua integridade e fechamento.
– Introduzir o saco lixo em um outro limpo, fortalecendo a resistência e evitando ruptura. Os sacos de lixo duplos devem estar bem fechados e identificados com etiquetas de aviso: “ Cuidado, resíduo infectante – COVID-19”. Tal medida leva também maior segurança aos trabalhadores da coleta, bem como para o Meio Ambiente.
– Descartar os sacos de lixo em coletores preferencialmente com tampa de acionamento de pedal, onde serão encaminhados normalmente para a coleta de resíduos sólidos urbanos.
A Vigilância Sanitária inclui também que em relação aos prédios residências ou condomínios é necessário que os moradores com suspeita ou confirmação de Covid-19 comuniquem ao síndico ou aos responsáveis pelas medidas de segurança e higiene.
Em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato através do telefone: 3902-1069 – Vigilância Sanitária.