Em seu segundo mandato na Câmara de Apucarana, o vereador Luciano Facchiano (Agir) atua para consolidar um trabalho que vem desenvolvendo desde 2020 em prol das demandas da área rural, dando visibilidade para uma população com grande contribuição para economia local. O vereador foi entrevistado na série da Tribuna do Norte/TNOnline de balanço de seis meses da atual legislatura.
Segundo o vereador, que é residente da zona rural, a principal demanda do setor é a garantia de mobilidade. Tanto por isso, as estradas rurais são as principais bandeiras de seu mandato. “Acompanho de perto, diariamente, a Patrulha Rural. Tenho conversado muito com o prefeito Rodolfo Mota para a gente intensificar esse trabalho”, afirma, acrescentando que a atual administração fez a manutenção de todos os equipamentos.
Outra bandeira de Facchiano, igualmente na área de mobilidade, é a readequação da pavimentação da estrada entre Apucarana e Rio Bom, um projeto que foi acolhido pela atual administração. “Desde o mandato anterior a gente já vinha lutando por isso. O prefeito Rodolfo Moto também está empenhado nessa luta de refazer todo aquele trecho, que soma 19 quilômetros de Apucarana até a ponte do Rio Bom, com apoio da deputada Luísa Canziani”, afirma o vereador.
Facchiano afirma que conhece a necessidade da população rural porque convive diariamente com a realidade do campo e também é cobrado por isso. “A nossa família sempre morou na região de São Domingos e Biloti. Então, é uma cobrança que a população da região faz muito. A gente tem um mandato e tem que lutar pela população”, destaca.
Entre suas principais conquistas, o vereador destaca a viabilização do Passe Livre para Gestantes, fruto de lei aprovado no seu mandato anterior que garante que as gestantes de Apucarana tenham gratuidade no transporte coletivo para realização de consultas pré-natais. “É uma lei atende muitas mãezinhas e eu tenho muito orgulho de ter sido o mentor, de ser feito esse projeto que está funcionando muito bem”, relembra.
Outra conquista de seu mandato, esta viabilizada neste ano, é a inclusão da festa de Nossa Senhora de Fátima no calendário oficial de eventos de Apucarana. A festividade, uma das mais tradicionais da cidade e organizada pela comunidade ucraniana, acontece na paróquia dedicada à santa localizada no KM 10 da estrada Apucarana/Rio Bom. “Ali essa festa já acontece há mais de 60 anos e conversando com moradores percebemos que ela não estava no calendário do município”, diz.
O vereador destaca que seu principal projeto é ampliar a ação da patrulha rural. “Uma demanda que a gente já até votou um projeto no mandato passado, seria fazer os carreadores. A gente tem muito sonho em atender essas pessoas até a casa. Por que se uma pessoa idosa, por exemplo, precisa que uma ambulância vá até a casa pegar um paciente em dia de chuva nem sempre é possível sem carregador”, comenta.
Informações: TnOnline