Novos estudos apontam que o animal colorido, chamado de “bodião-fada do véu rosa”, só é encontrado em uma área de recifes de coral, no Oceano Índico.
Pesquisadores catalogaram uma espécie de peixe nativa que consegue nascer fêmea e vira macho no fundo do mar, ao longo do tempo. Trata-se de um peixe hermafrodita. O animal entrou para a lista de espécies de pequenos peixes. As informações são da Revista Planeta.
A espécie foi descoberta na década de 90, porém novos estudos apontam que o animal colorido só é encontrado em uma área de recifes de coral, nas Maldivas, no meio do Oceano Índico, entre 40 e 70 metros de profundidade.
O peixe se chama “bodião-fada do véu rosa”, e tem o nome científico Cirrhilabrus finifenmaa. O bodião-fada do véu rosa é só um das várias espécies catalogadas, na zona mesofótica (ou crepuscular), que fica entre as águas rasas iluminadas pelo sol e o oceano escuro e profundo.
O peixe é estudo de pesquisa de Yi-Kai Tea, pós-doutoranda da Universidade de Sidney, junto com o co-autor do estudo e biólogo do MMRI, Ahmed Najeeb. Para o The Guardian, Yi-Kai Tea, disse estar ancorada em um navio de pesquisa no Oceano índico e reforçou que as descobertas foram publicadas na revista científica ZooKeys.
Informações: O Liberal