Apucarana sediou nesta sexta-feira (11/12) reunião da Agência de Desenvolvimento do Norte do Paraná (Terra Roxa). Durante o encontro, que ocorreu na sede da Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), foi assinado um termo de parceria entre a “Terra Roxa” e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O convênio visa potencializar a atração de investimentos e promover negócios, além do desenvolvimento de projetos e pesquisas.
Estiveram presentes no encontro o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o vice-prefeito de Londrina, Guto Bellusci, o diretor de operações do BRDE, Wilson Quinteiro, e o presidente da Agência Terra Roxa, José Carlos Valêncio. Também participaram da reunião demais membros da diretoria e presidentes das associações comerciais de Londrina, Maringá, Apucarana e Jandaia do Sul e representantes da Fiep.
Quinteiro afirmou que o BRDE já patrocinou dois eventos realizados pela Terra Roxa e que, com a parceria, será ampliado o leque de serviços prestados pela agência. “O BRDE atua nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, possuindo eixos de atuação nos setores públicos e privado”, explica.
“A partir da parceria, teremos uma legitimidade maior para realizar ações em conjunto, criando uma sinergia. Poderemos realizar eventos, prospecção de negócios, divulgação de oportunidades, atração de investimentos e divulgação do potencial econômico do Norte do Paraná. Por outro lado, há também uma necessidade de um engajamento cada vez maior do BRDE com os empresários e com os municípios”, detalha Alexandre Farina, diretor-executivo da agência.
O prefeito de Apucarana destacou que a Agência Terra Roxa é um agente independente de atração de investimentos e de promoção de negócios, integrando e desenvolvendo os setores econômicos da região Norte do Paraná. “O Terra Roxa faz um trabalho de indução no âmbito macrorregional, transformando a região Norte num polo atrativo de investimentos.”, salienta.
Beto Preto defendeu mais uma vez o fortalecimento da região metropolitana, chamando também para a discussão municípios menores. “Nós temos que unir mais ainda a região Norte do Paraná, inclusive discutindo no futuro uma região metropolitana só e não três como temos hoje”, disse, citando as regiões metropolitanas de Apucarana, Maringá e Londrina. ‘Temos que nos unir e fazer fortalecer ainda mais a região que, inclusive, neste momento de crise, já está crescendo mais do que outras regiões do Estado e do País”, completa.
O vice-prefeito de Apucarana, Junior da Femac, lembrou do trabalho feito pela Agência Terra Roxa que garantiu a inclusão da região norte do Estado no traçado da Ferrovia Norte-Sul. “Foi um pleito que teve uma participação importante da agência e de Apucarana, através do prefeito Beto Preto. Com a mobilização, o projeto passou a ter outra conotação nos ministérios dos Transportes e das Cidades”, pontua Junior da Femac.
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana