O mês de setembro vem reforçar a importância das ações voltadas à prevenção do suicídio.
O comportamento suicida é um fenômeno complexo e multifatorial que se manifesta em autoagressões que podem envolver ideação, ameaças, tentativas e atos suicidas.
Importante entender que o comportamento suicida não está presente apenas em casos de problemas de saúde mental – transtornos mentais.
Outros eventos estressores podem aumentar o risco, como: problemas financeiros; violência física, sexual e psicológica (humilhação); uso abusivo de álcool e outras drogas; ambiente familiar hostil; falta de suporte social, entre outros.
Sinais de alerta: Mudanças de comportamento; isolamento afetivo; sentimento de solidão, desamparo e desesperança; autodesvalorização; aquisição de meios para morrer de suicídio; crise existencial; exposições frequentes a situações de risco.
Como agir:
Não duvidar, desqualificar ou minimizar o desejo de morte
Acolher sem julgamentos e considerar o ato como um sinal de alerta
Evitar apontar culpados ou causas, procurar entender como a pessoa se sente
Ter escuta acolhedora, respeitosa e séria
Oferecer ajuda para iniciar um acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico
O melhor caminho é a prevenção!
Procure um psicólogo ou psiquiatra devidamente registrado no seu conselho profissional
O CVVV Centro de Valorização da Vida também realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Entre em contato no número 188 ou pelo site: www.cvv.org.br
Fonte:
Cartilha – Suicídio na Pandemia Covid19. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Ministério da Saúde, Fiocruz, 2020.
*Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva – psicóloga CRP 06/111120, professora de Psicologia, Doutoranda em Psicologia Clínica pela USP, especialista em Psicanálise. Site www.psico.life / e-mail: [email protected] / Instagram: @psico.life / Facebook: Psico.Life
Fonte Imagem:Pixabay