A produção sustentável de abacate foi tema de seminário estadual realizado em Arapongas. O evento foi uma oportunidade para a abordagem de assuntos como a cultura do abacate e a conservação de solos e água, com palestras ministradas por doutores no assunto, como o Dr. Bruno Henrique Leite Gonçalves – (UNESP/Botucatu e UNIFIO/Ourinhos), Dr. Aloísio Costa Sampaio (UNESP/Bauru) e engenheiro agrônomo Eduardo Augustinho dos Santos (Instituto Emater). O evento foi realizado no salão da Chácara São Paulo, na última sexta-feira (01).
Entre outros assuntos que mais chamaram a atenção dos participantes, os organizadores destacam os cuidados com manejo e conservação de solos e água; características ideias para mudas de abacate para plantio; cuidados no preparo dos berços de plantio; condução do pomar;
podas, adubação, controle de pragas e doenças e classificação para mercados e estratégias de comercialização. Também houve uma visita técnica em pomar de abacate na Colônia Esperança, na propriedade de Miguel Makiyama.
O seminário contou com um público de 157 pessoas, sendo 40 técnicos do Instituto Emater, vários produtores locais e de outros municípios do Estado. O evento contou também com a presença de vários secretários de agricultura e representantes de diversas instituições privadas. O prefeito Sérgio Onofre foi representado pelo secretário de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Renan Manoel, e pela diretora de Agricultura, Vicky Vergara.