O terceiro e último dia do I Fórum Municipal de Planejamento de Arapongas foi aberto nesta sexta-feira (28) com uma palestra proferida por Amílcar Cavalcante Cabral, diretor de Gestão Territorial do Instituto Água e Terra (IAT). Tendo como tema “Cidade Mais Sustentável”, ele abordou assuntos como a escassez hídrica, o manejo de resíduos sólidos, a redução do consumo de energia e o uso eficiente de recursos naturais. “Fala-se muito hoje em cidades inteligentes. Mas o que isso significa? Cidade inteligente é o espaço de convívio, habitação e trabalho sustentável onde não há lugar para o desperdício”, afirmou Amílcar Cabral.
Ele frisou que o planejamento para as cidades, tendo em vista as duas próximas décadas, passa pela melhoria da mobilidade urbana e redução do tráfego e substituição de combustíveis fósseis por fontes limpas de energia, implantação de sistemas de transporte público eficiente e sustentável e maior integração de energias renováveis, como solar e eólica.
SAÚDE
À tarde, o secretário municipal de Saúde, Moacir Paludetto Jr, abriu o último painel mencionando a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS), além de perspectivas a curto, médio e longo prazos para estruturação de uma rede em saúde. “Em Arapongas, mais de 100 mil pessoas dependem exclusivamente do SUS. Com isso, o Fórum do Planejamento reforça as iniciativas importantes e eficazes. Além disso, nossa cidade conta com hospital de referência, que é o Honpar e que também dá suporte a Arapongas e outras cidades do Paraná”, pontuou.
A principal palestra à tarde foi com Antônio Carlos Nardi. O especialista em saúde trouxe explanações sobre responsabilidade de gestão, evolução tecnológica na Saúde e demais conceitos essenciais para a boa manutenção dos serviços. “A boa saúde está para além da ausência de doenças, mas estado completo de bem-estar físico, mental e social. E para isso, os municípios devem estar preparados e articulados, pois é nas cidades que a saúde acontece”, disse.
Após a palestra, foi aberta a etapa de debates – com perguntas e respostas entre os mediadores e público. Participaram da roda de discussão Moacir Paludetto Jr, o superintendente médico da Prefeitura de Arapongas, Dr. Fernando Marques, diretora da Saúde, Sandra Onofre, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eucir Antônio Zanatta, presidente do Honpar, Umberto Tolari, e a delegada da Caixa de Assistência dos Advogados da Subseção de Arapongas, Dra. Evelyn Sekitani.
SEGURANÇA
Na noite de quinta, 27, o 1º Fórum Municipal de Planejamento “Arapongas para os próximos 20 Anos” debateu assuntos sobre segurança pública. Com a presença do secretário da pasta, Paulo Argati, demais representantes das Forças de Segurança de Arapongas e região acompanharam palestra e debate com o coronel da Reserva da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Lanes Randal Prates Marques. Foram debatidos os temas Planejamento Urbano, Desafio da Integração, Planejamento de Informações, Gestão de Crise e sobre o Gabinete de Gestão Integrada Municipal.