Uma tartaruga da espécie Tigre-d’Água foi retirada ilegalmente do Parque dos Pássaros, em Arapongas, e a administração municipal aplicou multa de R$ 3.591,90 pela infração.
A ação foi conduzida pela Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN) e da Guarda Municipal – Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), após denúncia anônima. Com apoio da Rádio Patrulha de Área (RPA), houve a abordagem de um veículo, onde o quelônio foi identificado e a retirada do ambiente natural confirmada.
Diante da situação, foi lavrado Auto de Infração Ambiental à responsável legal, e o animal devolvido com segurança ao seu habitat, na lagoa do parque. O GDA reforça que a captura, o transporte ou a manutenção de animais silvestres sem autorização constituem crime ambiental.
Como denunciar
Em caso de denúncias ou dúvidas, a Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA) atende pelos telefones (43) 3902-1194 e 3902-1196, e pelo WhatsApp (43) 3902-1089. A Guarda Municipal pode ser acionada pelo 153. Denúncias ambientais também podem ser registradas no site oficial do município: arapongas.atende.net.
Fonte: Redação
