Boletim da Gripe divulgado hoje (30), pela Secretaria Estadual da Saúde registra mais dois óbitos pelo vírus da Influenza A (H1N1), um deles em Ivaiporã. De acordo com o SESA, o óbito foi de uma mulher de 57 anos, com histórico de diabetes, cardiopatias e obesidade. Ela teria dado entrada no Pronto Atendimento Municipal (PAM), em julho, apresentando os sintomas. Na região, uma outra morte pelo vírus da Influenza já havia sido registrada em Rio Bom neste ano.
Em todo o Paraná já foram registradas 122 mortes do início do ano até agora. Os óbitos confirmados hoje no boletim apontam, além da moradora de Ivaiporã, um homem, morador de Curitiba, também de 57 anos, apresentando como fator de risco a obesidade.
São 639 casos de gripe; 86,1% provocadas pelo vírus H1N1. O informativo da SESA registra ainda 1.617 casos de síndromes respiratórias graves provocadas por outros vírus respiratórios. “Os casos reforçam que as medidas preventivas para a gripe devem continuar sendo adotadas pela população mesmo com as temperaturas elevadas desta época do ano”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SESA, Acácia Nasr.
As medidas de prevenção são: a freqüente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir, não compartilhar objetos e uso pessoal como talheres, pratos e copos e manter os ambientes sempre ventilados. “O consumo de alimentos saudáveis também faz parte da prevenção e ainda a ingestão de líquidos, principalmente, muita água”, ressalta a coordenadora.
Gripe – Os sintomas da gripe são febre alta, com início repentino, calafrios, tosse seca, dor de garganta e mal-estar. “Diante dos sintomas orientamos a busca por atendimento médico”, alerta o chefe da Divisão de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Renato Lopes.
TN ONLINE