Rede estadual alcança marca de 1 milhão de livros lidos na plataforma Leia Paraná

Rede estadual alcança marca de 1 milhão de livros lidos na plataforma Leia Paraná
Compartilhe no WhatsApp

Ler é um hábito que amplia horizontes. Nas escolas estaduais do Paraná, esse costume vem se consolidando como parte essencial da formação dos estudantes, que demonstram cada vez mais interesse pelo universo literário. Seja em sala de aula, nas bibliotecas ou por meio dos Recursos Educacionais Digitais (REDs), a leitura tem se tornado um elo entre conhecimento e prazer para os alunos.

De acordo com dados do RED Leia Paraná, o resultado desse movimento é expressivo. Às vésperas do Dia Nacional da Leitura, os estudantes da rede pública estadual ultrapassaram a marca de 1,1 milhão de livros lidos. O sistema também registrou mais de 6,1 milhões de empréstimos e mais de 1 milhão de horas de leitura ao longo deste ano.

Em comparação com 2024, o salto foi de 300% no número de leituras concluídas, já que no último ano foram contabilizadas cerca de 273,8 mil obras lidas.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, desde a implementação da ferramenta, o gosto pela leitura impulsionou aspectos da aprendizagem, como a compreensão textual, entre alunos do ensino fundamental e médio.

“Desde 2023 os alunos estão com acesso a essa ferramenta que une a tecnologia e a necessidade de incentivar a leitura. Nosso objetivo é aproximar os livros dos nossos estudantes e vimos nessa mediação com o ambiente digital a oportunidade de apresentar os grandes clássicos, mas também de popularizar aquilo que é destaque no cenário literário atual”, afirma Miranda.

LIVROS PARA TODOS OS GOSTOS – Com obras que abrangem diversos estilos literários, divididos por faixa etária e área do conhecimento, as obras disponíveis vão dos clássicos da literatura a best-sellers contemporâneos. Ao todo, o  acervo digital do Leia Paraná reúne 142 recursos, sendo 122 obras em formato digital e 20 audiolivros, com 90 títulos de direito adquirido e 47 novos livros incluídos neste ano.

A escolha das obras leva em conta critérios como adequação à faixa etária, função social da leitura, diversidade temática e consulta pública feita com representantes da Seed-PR, dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e das escolas.

“A iniciativa Leia Paraná disponibiliza uma ampla seleção de títulos digitais aos estudantes, que podem acessar as obras e, durante a leitura, responder a exercícios elaborados com base em conteúdos referenciais, voltados à análise e à interpretação crítica dos textos. Essa dinâmica combina tecnologia e aprendizado, incentivando o hábito da leitura de forma interativa”, explica o secretário.

Entre os livros mais lidos, destacam-se títulos populares e de forte atratividade entre os estudantes. O campeão de empréstimos no ano é “O menino que descobriu o vento”, com 376 mil leituras; seguido por “Léo e o Catavento” (270 mil) e “Divertida mente: Conduzida pelas emoções” (250 mil). Também aparecem no ranking “Lendas do Brasil, Histórias que os jornais não contam” e “Harry Potter e a Pedra Filosofal”.

Confira a lista completa:

● “O menino que descobriu o vento” (376.183)

● “Léo e o Catavento” (270.077)

● “Divertida mente: Conduzida pelas emoções” (250.904)

● “Animais Inventores” (235.777)

● “Lendas do Brasil” (224.455)

● “O homem estranho da casa ao lado” (223.294)

● “Amigo não é pra essas coisas” (221.864)

● “Histórias que os jornais não contam” (205.378)

● “Harry Potter e a Pedra Filosofal” (177.669)

● “Contos para garotos que sonham mudar o mundo” (176.549)

LEIA PARANÁ – A Plataforma Leia Paraná é voltada exclusivamente aos alunos da rede estadual de ensino e busca formar leitores mais críticos, conectando a prática da leitura com a cultura digital. Segundo a Secretaria da Educação, a proposta é fortalecer o hábito de ler nas diferentes áreas do conhecimento e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho.

DIA NACIONAL DA LEITURA – O Dia Nacional da Leitura é comemorado em 12 de outubro desde 2009 com o objetivo de incentivar o contato com os livros e promover ações voltadas à aproximação dos estudantes com a prática da leitura.

Agência Estadual de Notícias

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

MagraSS

Clique para ouvir

Parabéns Arapongas

Clique e peça já!