Início » Ratinho Junior se reúne com presidente do Google Cloud para América para expandir parceria com Paraná
Paraná em Notícias

Ratinho Junior se reúne com presidente do Google Cloud para América para expandir parceria com Paraná

Compartilhe no WhatsApp

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (8) com o presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo López, durante a viagem oficial aos Estados Unidos. O encontro, que ocorreu em Las Vegas (Nevada), teve como objetivo fortalecer as parcerias entre o Governo do Estado e a gigante global de tecnologia e ampliar o escopo das cooperações, principalmente para uso de Inteligência Artificial (IA) para melhorar serviços e processos.

O Google Cloud é uma plataforma de serviços em nuvem oferecida pelo Google que permite a empresas e desenvolvedores criarem, hospedarem e escalarem aplicações, sites e serviços de forma eficiente. Com uma ampla gama de recursos, que vão desde a computação, armazenamento, banco de dados, inteligência artificial, até machine learning e análise de dados e segurança, ele é usado por organizações de todos os tamanhos para acelerar a inovação, reduzir custos e melhorar a performance de seus sistemas.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Paraná lançou seis soluções de serviços públicos construídos em parceria com o Google com o uso de IA. Elas envolvem as secretarias estaduais da Educação, Infraestrutura e Logística, Departamento de Trânsito (Detran-PR), Paranaprevidência, além da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR). O contrato com a empresa prevê novas entregas nos próximos meses. A expectativa é que ao menos 30 ideias, de diferentes áreas, sejam disponibilizadas para a população do Paraná.

Durante o encontro, Ratinho Junior destacou que a parceria com o Google Cloud é estratégica para o Paraná. “Somos o maior parceiro do Google no Brasil entre todos os estados e essa parceria de sucesso tem se refletido em serviços públicos com mais qualidade e agilidade para o cidadão. Nosso objetivo é garantir que esse trabalho em conjunto seja ampliado com novas entregas, com mais propostas apresentadas aos paranaenses nos próximos meses”, destacou.

A parceria com o Google tem ajudado a transformar a educação do Paraná, por exemplo, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor do Brasil. Com o auxílio de IA, alunos da rede pública têm estudado redação com feedbacks automatizados por meio de ferramentas do Google. Outra solução desenvolvida é a Plataforma LIA, focada em melhorar a capacidade de leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal. O objetivo é aumentar a proficiência dos alunos com a língua portuguesa.

Também foram disponibilizados para estudantes das universidades estaduais licenças em uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação.

O mesmo foi feito com estudantes de cursos profissionalizantes de colégios estaduais e bolsistas do programa Talento Tech, este último com foco em cidades com os menores Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), métrica que mede o desempenho dos 399 municípios do Estado considerando renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação.

Também em parceria, desta vez com o Google for Education, 32 mil chromebooks foram entregues para as escolas da rede estadual de ensino em março deste ano. A iniciativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura tecnológica da educação do Paraná e beneficia cerca de 450 mil estudantes de mais de mil escolas estaduais.

Eduardo López disse que a empresa está muito motivada com a parceria, que é uma das maiores com estados brasileiros. Ele também convidou o governador a participar de um evento global da empresa em setembro, em São Paulo.

AGENDA NOS EUA – A agenda do governador Ratinho Junior nos Estados Unidos segue até a próxima segunda-feira (14), com compromissos oficiais nos estados de Nevada, Arizona, Flórida e a capital, Washington. Além do encontro com o representante do Google Cloud, ele participa nesta terça-feira (8) de rodadas de conversas na NAB Show 2025, uma das maiores feiras globais de tecnologia, mídia e entretenimento.

Agência Estadual de Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jantar Dançante – Mauá da Serra

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: