Na manhã desta quarta-feira, 10, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita, participou da solenidade que marcou a inauguração do novo Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. A tecnologia, considerada uma das mais modernas em auxílio à navegação aérea e reivindicada há anos pela comunidade local, promete elevar a segurança e a regularidade das operações.
“Um momento histórico, há muito aguardado por todos aqui do Norte do Paraná. A implantação do ILS vai permitir que a preocupação com as condições meteorológicas não sejam problema ao viajar de avião”, comenta Rafael Cita.
O evento reuniu autoridades como o superintendente-geral de Apoio aos Municípios da Casa Civil, Sérgio Onofre; o prefeito de Londrina, Tiago Amaral; o prefeito de Cambé, Conrado Scheller; o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Marco Brasil; a deputada federal Luísa Canziani; além de representantes das empresas responsáveis pelo equipamento, do governo federal e demais autoridades.
ILS: mais precisão e menos cancelamentos
De acordo com as informações divulgadas, o ILS vai contribuir para pousos mais seguros e eficientes, especialmente sob condições meteorológicas adversas, ao aumentar a precisão dos procedimentos de aproximação. A expectativa é de significativa redução no número de voos cancelados ou alternados, fortalecendo a confiabilidade da infraestrutura aérea local.
O sistema instalado é o ILS categoria I (CAT I), que permite pousos com segurança mesmo em condições de visibilidade extremamente reduzida. Ele oferece informações de alinhamento lateral e vertical para a aeronave, assegurando aproximações e aterrissagens mais precisas em cenários como neblina ou chuva intensa, frequentes na região de Londrina.
Implantação e operação
O projeto é de responsabilidade da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira. O desenvolvimento e a implementação foram conduzidos pela Thales, fabricante do equipamento, em parceria com a brasileira Sutech, responsável pela implantação e comissionamento.
Segundo as informações técnicas, foi realizado estudo para a instalação do ILS, com análises normativas, dados operacionais, condições meteorológicas e estatísticas de tráfego aéreo para atestar a viabilidade do projeto. O equipamento utiliza sinais de rádio transmitidos de terra para indicar a localização exata da pista, auxiliando o piloto a alinhar e descer com precisão mesmo em baixa visibilidade.
Papel estratégico de Londrina
O Aeroporto de Londrina opera, em média, 700 voos e movimenta cerca de 50 mil passageiros por mês, desempenhando função estratégica ao conectar o interior do Paraná a importantes destinos nacionais. Com infraestrutura moderna, o aeródromo amplia a eficiência operacional com o novo ILS CAT I, oferecendo maior confiabilidade e segurança para companhias aéreas, operadores e passageiros.
Fonte: Assessoria de imprensa da Thales
