Impulsionar as vendas é a aspiração máxima de qualquer empreendedor, sobretudo em momentos de crise. Porém, antes de executar alguma estratégia neste sentido é preciso cautela. De nada vale aumentar os negócios sem ter a estrutura necessária para atender o movimento. Neste artigo, transmito algumas dicas de como colocar “a casa em ordem” antes de tomar uma decisão como essa.
Planeje sua ação
A simples redução de preços ao consumido, sem pesquisar o mercado e sem um planejamento adequado pode agravar a situação. Isso não significa, por outro lado, que se deva agir com lentidão. Pelo contrário, uma vez decidido qual caminho tomar, a ação deve ser a mais rápida possível.
Ação com foco
Agir com foco significa usar o tempo de trabalho naquilo que realmente trará os resultados almejados. Isto é obtido quando se conhece claramente o diferencial de mercado do negócio, ou seja, aquilo que se destaca nele em relação aos concorrentes. Tendo esta característica em mente, deve-se passar a priorizá-la.
Gerencie os recursos
A forma com que a empresa gerencia seus recursos humanos e financeiros deve estar bastante clara antes de qualquer tentativa de impulsionar as vendas. Afinal, somente com este conhecimento é que será possível fazer um balanço preciso dos resultados obtidos e traçar novas metas para melhorá-los.
De olho na clientela
Como a satisfação dos clientes é o que garante a prosperidade de um negócio, é fundamental conhecer bem as preferências deles. O que ele valoriza mais? O preço? O atendimento? A qualidade? Com essas respostas em mente, será mais fácil tomar qualquer tipo de decisão em relação ao seu negócio.
De olho no contexto
Para tornar a ação mais precisa, é necessário reunir o maior número possível de informações a respeito do contexto em que o negócio está inserido. Nesse aspecto, se incluem tanto as condições econômicas gerais e específicas, quanto o estudo atento dos movimentos da concorrência.
Atenção aos preços
Quando se fala em aumentar vendas, o mecanismo mais pensado costuma a redução do preço dos produtos ou serviços. Porém, há que se tomar cuidado com esta medida, afinal, a concorrência pode apostar na mesma estratégia. Além disto, o consumidor tentará tirar satisfações na hora que o preço voltar ao nível normal.
Equipe de vendas preparada
Se a intenção é aumentar as vendas de forma rápida, a melhor estratégia é a capacitação dos profissionais responsáveis por este setor. Apesar de algumas pessoas considerarem tal medida como uma simples despesa, empresários de outros países apostam sem medo neste tipo de investimento, com bons resultados.
Cássio Gonçalves- Jornalista e Assessor
Fone: (43)9913-5381