A Secretaria da Cultura, através da Biblioteca Monteiro Lobato (Praça CEU), está desenvolvendo o projeto “BONECANDO”, que consiste na confecção de bonecas de pano e tem por objetivo levar conhecimento e cultura a comunidade.
Atualmente a ação atende mulheres da comunidade da Zona Sul, que além de aprenderem as habilidades propostas na oficina, também têm uma boa oportunidade de adquirirem uma renda extra e outros benefícios, que vão desde a melhoria da qualidade vida ao entretenimento e socialização.
Segunda explica Marlene Rosa, da Biblioteca Monteiro Lobato, este projeto começou a nascer em 2019, quando a Estação Cidadania e Cultura de Arapongas ganhou dois prêmios em dinheiro no Concurso de Iniciativas Socioculturais dos Centros de Artes e Esportes Unificados, realizado em 2018, pela Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural.
“Parte desse recurso foi usado em um curso de capacitação de confecção de bonecas de pano e hoje, transfiro esse conhecimento às mulheres da nossa comunidade, agradecendo imensamente a oportunidade e a credibilidade em mim depositada”, diz.
Atualmente as aulas são ministradas todas às quintas-feiras, das 9 às 11 horas com o apoio da Usina Cultural, que fornece o material utilizado na fabricação das peças.