O projeto “Samuzinho nas Escolas”, uma ação estratégica entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação tem tido bons resultados. As ações consistem em levar para as instituições municipais de ensino cursos e atividades de Primeiros Socorros, qualificando os profissionais da educação, mas também levando aos alunos noções básicas de prevenção de acidentes. Segundo o enfermeiro e coordenador do SAMU Arapongas, Carlos Eduardo Arruda, ao todo, 15 locais (entre escolas e CMEI’s) já receberam o projeto; alcançando mais de 300 pessoas. “Profissionais foram qualificados por meio da nossa equipe e, centenas de crianças também passaram por orientações de prevenção de acidentes domésticos”, afirmou.
AGENDA
Segundo Arruda, o projeto seguirá com um cronograma de palestras em Primeiros Socorros para professores e colaboradores de Escolas e os CMEI’s, além dos alunos das 4ª séries do ensino fundamental e estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos.
LEI
A Prefeitura do Município de Arapongas instituiu a Lei “Samuzinho”, n. 5.134 de 09 de novembro de 2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade do curso de Primeiros Socorros nas Escolas Públicas e Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI’s). A iniciativa integra também o plano de ação do programa “ Primeira Infância”; que prioriza os cuidados, estímulos e interação, buscando ampliar a discussão a respeito do processo de aprendizagem infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).