Conforme uma das coordenadoras do projeto, a GM Edimara, o tema escolhido para esta primeira fase foi o enfrentamento ao abuso infantil aproveitando o mote da campanha governamental “Não engula o choro”, que visa conscientizar a população a denunciar crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes.
Neste sentido, ainda segundo a GM, desde o mês de março integrantes do GPEC (Grupamento de Patrulha Escolar Comunitária), estiveram em 11 Escolas da Rede Municipal repassando orientações para alunos de 3º ano, através da projeção de slides e vídeos educativos sobre o tema, sendo atendidas aproximadamente 650 crianças.
A História de Gabi
Também constaram das atividades a encenação “A História de Gabi”, que retrata situações correlatas ao tema do abuso sexual, sendo apresentada pelo grupo “Viagem à Fantasia”, da Secretaria Municipal de Cultura.
“Além da questão lúdica, a encenação também tem o intuito de identificação de eventuais casos de abuso infantil, uma vez que o projeto também conta com a participação de uma equipe multidisciplinar com psicólogas, Assistentes Sociais e Conselheiros Tutelares para dar o suporte necessário”, frisou Edimara.
A GM finaliza explicando que, o projeto “Criança Informada, Criança Segura” vem sendo realizado desde 2017 e envolve diversas Secretarias Municipais, sendo que através de suas ações, no ano passado foram identificados 2 casos confirmados de abuso sexual contra crianças e em 2018, cinco casos suspeitos estão com investigações em andamento.
Participaram do encerramento, o vice-prefeito Jair Milani, que esteve representando o prefeito Sergio Onofre, os secretários, de Educação, professor Paulo Valério, de Cultura, Geison Cortez, de Segurança Alimentar, Niele Mello, de Segurança Pública, César Vinicius Kogut e Leoni Arruda Milani, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Denúncias contra abuso infantil podem ser feitas pelo telefone 181 ou diretamente para o Conselho Tutelar (3902-1159) e/ou Polícia Militar(190).