O Programa Apucarana 100% LED avança em ritmo acelerado e entra na fase final de modernização da iluminação pública em mais dois bairros: o Núcleo Habitacional Michel Soni e o Residencial Solo Sagrado. Parte do maior projeto de substituição de luminárias da história do município, a iniciativa levará tecnologia LED a todas as regiões, com mais eficiência energética, economia e segurança para a população.
O prefeito Rodolfo Mota afirma que o Município está promovendo uma transformação, ampliando a cobertura com iluminação LED — que era de 48% — para 100% das ruas da cidade. “Os trabalhos começaram no início de julho e, em pouco mais de um mês, a modernização alcançou mais cinco bairros: Sanches dos Santos, Dom Romeu Alberti, Núcleo das Indústrias, Solo Sagrado e Michel Soni. Em alguns meses, todas as vias públicas de Apucarana estarão iluminadas com essa tecnologia, colocando o município entre as cidades mais modernas do Paraná”, enfatizou.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), o engenheiro eletricista Nilton Fornaciari Júnior, no Michel Soni o serviço está praticamente concluído, com 98% do cronograma executado. No Residencial Solo Sagrado, onde a substituição de luminárias abrange cerca de 30 quadras, os trabalhos estão em fase final, com 90% já realizados.
Padronização alia conforto visual e eficiência
Além das luminárias LED, o programa promove a padronização de todo o sistema. “O sistema antigo misturava diferentes tipos de luminárias e potências, sem um padrão uniforme. Todo o sistema está sendo padronizado com luminárias de LED de 100, 120 e 150 watts, dimensionadas conforme as características e a necessidade de cada via do bairro”, pontuou Fornaciari Júnior.
Segundo ele, as luminárias de 100 watts são instaladas em ruas exclusivamente residenciais. “A escolha busca garantir iluminação adequada sem produzir excesso de luminosidade próximo às residências, preservando o conforto dos moradores”, esclareceu.
As luminárias de 120 watts são destinadas às vias de uso misto, onde há residências e estabelecimentos comerciais. Nas vias arteriais, usadas para fazer a conexão com outros bairros, são utilizadas luminárias de 150 watts, ampliando a visibilidade.
O Programa Apucarana 100% LED prevê a substituição de 9.120 luminárias distribuídas em 830 ruas e avenidas. O investimento total é de R$ 5 milhões e 820 mil, com recursos do Governo do Estado e contrapartida de 5% da Prefeitura. A empresa contratada tem prazo de sete meses para executar todos os serviços previstos.
Fonte: Redação
