Prefeitura promove ciclo de capacitações com profissionais do Controle de Endemias

Prefeitura promove ciclo de capacitações com profissionais do Controle de Endemias
Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 02, um novo ciclo de capacitações do Controle de Endemias. Durante três dias, os agentes de combate a endemias (ACE’s) participarão de diversas atividades, potencializando as atuações em campo para maior vigilância e controle das endemias no município. A abertura das atividades contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr e do coordenador do setor, Valdecir Pardini, além da representante da 16ª Regional de Saúde (SESA), Saúde do Trabalhador (SCVSAT) –  vinculada à Divisão de Vigilância em Saúde (DVVGS) Anelize Helena Sassá Brizola.

O secretário da pasta, Paludetto Jr, reforçou sobre a importância do aprimoramento dos trabalhos, levando em consideração a atuação direta no combate às endemias, mas também no acolhimento com a população. “Nossos agentes são fundamentais para a rede de atenção à saúde. Serviço que vai para além do combate de doenças transmitidas por vetores. Eles estão diretamente ligados com a população, durante visitas domiciliares, bloqueios ou inspeções. Por isso, é importante também fazermos uma boa gestão na abordagem social em campo”, enfatizou.

A profissional, Anelize, salientou sobre as ações executadas estrategicamente em conjunto com o Estado. “É importante este alinhamento para um controle e atuação eficaz. Esta iniciativa vem para impactar positivamente os índices de saúde, não apenas em Arapongas, mas para todo o Paraná. Ficamos contentes em cooperar e estamos sempre à disposição”, falou.

ATIVIDADES

Conforme Pardini, a capacitação vai abordar situações de operação em campo, biologia e ecologia do vetor, ciclo evolutivo, técnica de captura, e outras importantes metodologias adequadas para aplicação do uso de ferramentas para aprimorar o serviço de saúde à população. “Será uma capacitação completa. Tendo em vista que chegou ao fim o período sazonal 2022/2023 da dengue no Paraná, iniciando uma nova etapa”, frisou.

PROGRAMAÇÃO E ASSUNTOS ABORDADOS

02/08: Entrega de Material. Operação em campo/ biologia e ecologia do vetor/ comportamento e dispersão/ ciclo evolutivo/ técnica de captura/ encaminhamento de amostras/ criadouros e técnica de visitas.

03/08: histórico da dengue/ febre amarela/ aspectos clínicos da dengue clássica/ dengue com complicação/ zika vírus/ chikungunya/ ovitrampas e animais peçonhentos.

04/08: Uso de inseticidas/ bloqueios/ tratamento focal e perifocal/ tratamento mecânico/ UBS Costal/ UBV Acoplada/ Reconhecimento geográfico.

As atividades teóricas acontecem na sede do IFPR Campus Avançado Arapongas.

 

Onofre durante recepção aos ACE's
Onofre durante recepção aos ACE’s
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Cursos Gratuitos