A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Controle, Integridade e Transparência Pública, promoveu uma reunião técnica com a Secretaria de Educação na segunda-feira, 25.
O objetivo foi apresentar o Programa de Avaliação de Contas Municipais do Governo do Paraná (ProGov), uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que busca qualificar o monitoramento e a avaliação da execução orçamentária municipal, fortalecendo as práticas de integridade, governança e responsabilidade fiscal. Trata-se de uma ferramenta voltada ao fortalecimento da gestão fiscal e da transparência nas administrações municipais.
Durante a apresentação, o secretário de Controle, Henrique Garcia Filetti, destacou que o ProGov “ultrapassa a questão da aprovação das contas municipais; trata-se de uma excelente ferramenta de gestão, pois identifica pontualmente os pontos eventualmente frágeis das gestões”, explicou Filetti, que esteve acompanhado do servidor Luis Carlos Barbosa,

O secretário de Educação, Lino Batista de Oliveira, reforçou a relevância da iniciativa. “A integração entre as secretarias é essencial para que possamos planejar e executar políticas educacionais mais eficientes, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados de forma responsável e que os serviços prestados à comunidade escolar tenham cada vez mais qualidade”, comentou Oliveira, que participou com a equipe da Educação.
A integração das secretarias é um movimento apoiado pela gestão do prefeito Rafael Cita, que tem incentivado a colaboração entre as diferentes áreas da administração municipal como estratégia para ampliar a eficiência e a transparência das ações de governo.
A reunião evidencia o compromisso da administração municipal com a transparência, a eficiência na aplicação dos recursos públicos e o aperfeiçoamento constante da governança.
Pref. de Arapongas