A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Núcleo de Gestão Pública (FAUEL-NIGEP/UEL), coordenado pela professora e doutora Vera Lucio Tieko Suguihiro e pelo professor e doutor Saulo Fabiano Amâncio Vieira. A iniciativa visa a realização de análises dos dados do coronavírus no município.
Conforme explica o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, são realizados dentro do projeto o acompanhamento dos casos, análise dos dados, realização de projeções sobre os novos casos e a identificação das regiões de concentrações de casos. “São informações essenciais para o município de Arapongas. Já possuímos toda uma infraestrutura, insumos e profissionais capacitados para enfrentar a pandemia.
A presença da Universidade Estadual de Londrina, trabalhando em conjunto com a gestão do município na realização do monitoramento da evolução de casos e da disponibilidade de leitos hospitalares, nos dará parâmetros acadêmicos para a garantia do atendimento da saúde municipal e subsídios para a tomada de decisões baseadas em projeções estatísticas”, explica.
Paludetto Jr acrescenta também que partir desta parceria também será elaborado um relatório semanal que irá incluir a taxa de transmissão da doença e o mapa com as principais regiões do município afetados pela Covid-19.
A parceria foi estabelecida para os próximos seis meses e pode ser renovada se houver a necessidade.Todo o trabalho de mapeamento e análises da Covid-19 em Arapongas contam com a equipe técnica da UEL, composta pelos profissionais: professora e doutora Mariana Ragassi Urbano, Mestre André Silva Olak, Mestranda Aline Midori, acadêmicos de Iniciação Científica Lauren Santos C. M. Moreira, Mariana Casanova Callegari e Rafael Barbosa Pauleti.