A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado Arapongas, convidam para a inauguração do Laboratório de Software e Hardware WASH. A solenidade será na terça-feira, 29, às 09h30, na Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira.
“É um projeto de tecnologia voltada para hardware e software chamado projeto WASH. Para desenvolvê-lo, nós conseguimos, em parceria com o Instituto Federal, 20 computadores, e um instrutor que vai estar junto com os alunos, desenvolvendo no contra turno da escola Albor esse trabalho”, detalha o secretário de Educação, Lino Batista de Oliveira. “A importância de um projeto tecnológico como esse é que a gente introduz as crianças dentro do que já é uma das exigências dos parâmetros curriculares, que é justamente desenvolver as competências e habilidades vinculada ao tema da tecnologia”, destaca o secretário. “Com esse projeto, juntamente com o projeto de robótica que precisamos dar continuidade no município, nós vamos preparando os nossos estudantes para que eles tenham cada vez mais condições de serem inseridos, de serem alfabetizados nesse mundo digital, nesse mundo tecnológico. Isso vem a somar para aperfeiçoarmos essa nova alfabetização tão necessária no mundo de hoje, que é alfabetização digital, tecnológica”, enaltece.
PARCERIA
Em Arapongas, o coordenador geral do projeto é o professor Luciano Rudnick. “No início deste ano, nós apresentamos o projeto para o atual secretário de Educação de Arapongas, o padre Lino, e tivemos o acordo firmado para a implantação do primeiro laboratório WASH na cidade de Arapongas. Foi escolhida a Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira para ser a primeira que vai receber as iniciativas do projeto”, comenta o diretor-geral do IFPR Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento. “Na escola, foi montado um laboratório de informática, com máquinas e computadores cedidos pelo Instituto Federal do Paraná. A escola também providenciou a reforma do espaço, as adequações elétricas, e deixou a sala em ordem para que pudesse começar o programa. Então, através da seleção de bolsistas, que foi feita através de um edital aberto, foram selecionados os tutores, que irão ficar com essas turmas de criança durante as tardes, no contra turno, dando as instruções do projeto e da capacitação”, pontua.
“É um projeto que tem uma duração média de seis meses para cada turma, podendo evoluir para mais tempo, conforme a necessidade. Então, através desse formato, as crianças do município, lá na escola Albor Pimpão, começarão a ter introdução à programação, software e hardware. É uma iniciativa boa, porque estimula, desde esse momento inicial da infância, que a criança se envolva com a computação de uma forma mais organizada e inteligente, não ficando apenas refém de celulares, redes sociais e jogos, mas a criança aprende de maneira sistêmica, organizada, como que funcionam os computadores. Elas aprendem um pouco da programação, um pouco da montagem, da desmontagem dos computadores. E isso já vai estimulando para que ela possa estar atuando cada vez mais nessa era digital. É um programa muito interessante”, destaca.
“Inclusive, recentemente, através da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Estado do Paraná, ele está se tornando um programa de governo, e a intenção do secretário Alex Canziani é poder levar esse projeto para o maior número possível de municípios dentro do Estado do Paraná. E, com certeza, em breve a gente vai ter um avanço significativo no projeto. Então, é uma grande parceria que envolve o Instituto Federal do Paraná, o projeto WASH e também as demais esferas de governo. Com isso, a gente espera ter resultados muito bons”, finaliza.
WASH
O projeto WASH, Workshop dos Aficionados por Software e Hardware, é uma iniciativa que começou em 2013, em Campinas, no Instituto Federal de São Paulo. O projeto visa levar para crianças do ensino fundamental a introdução, a programação, desenvolvimento de software, análise de dados, inteligência computacional. Enfim, é uma forma de estimular a programação desde a infância. Esse projeto é inspirado no modelo de Harvard, que já teve repercussão mundial.
Desde então, o projeto veio crescendo, se desenvolvendo, e já chegou a vários estados do Brasil. No Paraná, já são vários municípios contemplados com o projeto, através de uma parceria, através do IFPR, com a coordenação geral do programa, com o governo do estado e também governo federal. Grande parte dos recursos que são enviados para poder manter o projeto funcionando vem da deputada federal Luísa Canziani.
Segundo o site do IFPR, a proposta utiliza abordagens inovadoras, convergências das metodologias ativas e do Steam (Science, Engineering Technology, Arts, Mathematics) e da Ciência Cidadã com foco em iniciação científica, pesquisa e orientação a projetos em escolas como recursos para o processo de ensino-aprendizagem.
SERVIÇO
Inauguração do Laboratório de Software e Hardware WASH
Terça-feira, 29
09h30
Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira
Rua Codornix, nº 290 – Jardim Lorena
Pref. de Arapongas