Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Prefeitura de Apucarana busca solução para frigorífico abandonado
Apucarana

Prefeitura de Apucarana busca solução para frigorífico abandonado

Publicado em: 20 de maio de 2026
Compartilhar
Compartilhar

A Prefeitura de Apucarana deu início a uma ofensiva para resolver a situação do antigo frigorífico abandonado no Parque Bela Vista. A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) enviou ofício à Procuradoria-Geral do Município pedindo análise urgente de medidas jurídicas e administrativas diante dos riscos sanitários e sociais na área. Entre as ações possíveis estão notificação do proprietário, limpeza compulsória, isolamento do imóvel e até demolição parcial ou total, conforme avaliação técnica e jurídica.

Riscos à saúde e à segurança

O documento, assinado pelo prefeito Rodolfo Mota e pelo diretor-presidente da AMS, médico Guilherme de Paula, alerta para a “grave ameaça à saúde coletiva” representada pela permanência do imóvel nas atuais condições. Segundo a AMS, o acúmulo de lixo, água parada, materiais deteriorados, matagal e sinais de abandono podem transformar o espaço em foco permanente de mosquitos, ratos, escorpiões, baratas e outros vetores de doenças.

A Autarquia aponta risco direto de aumento de casos de dengue, chikungunya e leptospirose, além de acidentes com animais peçonhentos e outros agravos à saúde. Há ainda relatos de uso do espaço para consumo de drogas e permanência irregular de pessoas, o que agrava a insegurança e a vulnerabilidade social na região.

Medidas em análise

A administração municipal mobiliza equipes técnicas e jurídicas para definir os próximos passos. No ofício, a Secretaria de Saúde solicita autorização para ingresso no local, remoção de resíduos, eliminação de criadouros de vetores e outras ações emergenciais. Também pede identificação e notificação do proprietário ou responsável legal e análise jurídica sobre eventual demolição, caso fique comprovado risco permanente à coletividade.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

O documento prevê ainda que o proprietário ou possuidor possa ser responsabilizado pelos custos das intervenções públicas necessárias à adequação do imóvel.

- Patrocinado -

Procedimentos legais

Segundo o procurador-geral do Município, Dr. Rubens Henrique de França, a Procuradoria já analisa a solicitação e adotará as medidas previstas na legislação municipal para o enfrentamento do caso. A atuação deve começar pela identificação e notificação do proprietário ou responsável para que as providências sejam tomadas. Persistindo as irregularidades, outras medidas administrativas e legais poderão ser aplicadas pelo Município.

Ação integrada

Para garantir efetividade e segurança das pessoas em situação de vulnerabilidade que estejam no local, a Prefeitura articula uma ação conjunta envolvendo Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil, Assistência Social e forças de segurança. Além da AMS, as secretarias de Assistência Social e de Segurança Pública e Transporte (Segtran) também deverão encaminhar manifestações à Procuradoria-Geral do Município solicitando providências relacionadas ao imóvel.

O objetivo é assegurar segurança jurídica, atuação coordenada e medidas efetivas diante de um problema que, segundo a Prefeitura, preocupa moradores da região há anos. Informações sobre prazos e cronograma de execução não foram divulgadas.

Fonte: Redação


Imagem 1

Rodolfo anuncia Marcos Dias na Secretaria de Indústria e Comércio de Apucarana
Golpistas exigem Pix e ameaçam família em Apucarana
Beto Preto e Rodolfo Mota anunciam R$ 5 mi para asfalto em Apucarana
Rodolfo Mota é eleito vice-presidente de Assuntos Jurídicos da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Apucarana – Em menos de 3 horas, vagas remanescentes da Prova 28 de Janeiro são preenchidas
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Apucarana

Duathlon Terrestre Jaboti 2026 movimenta Parque Municipal de Apucarana

sergio
sergio
19 de maio de 2026
Luana Duarte brilha no Miss Paraná 2026 e conquista título de Miss Simpatia
Deputado Bazana destina três viaturas semiblindadas à PM de Arapongas
Arapongas Golden Phoenix conquista título do Paranaense de Futebol Americano
Homem é preso por violência doméstica após agredir companheira em Arapongas

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?