Prazo para alistamento militar em Arapongas termina em 30 de junho

Jovens de Arapongas que completam 18 anos em 2026 têm até 30 de junho para realizar o alistamento militar. De acordo com o secretário da Junta Militar, Matheus de Lima Marins, o processo pode ser feito totalmente on-line pelo site http://alistamento.eb.mil.br.

Neste início de ano, a procura na sede da Junta Militar, instalada na Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), na Rua Eurilemos, nº 530 – Centro, tem gerado filas. Como ainda há tempo hábil, a Junta e a SESTRAN reforçam que o procedimento seja feito preferencialmente via internet.

Como funciona o alistamento

- Patrocinado -

O alistamento é obrigatório para homens no ano em que completam 18 anos; para mulheres, a participação é voluntária e segue as mesmas diretrizes de idade. O período vai de 1º de janeiro a 30 de junho, com a possibilidade de realizar o cadastro on-line (http://alistamento.eb.mil.br) ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

Em Arapongas, o alistamento é feito para o serviço militar obrigatório no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana. O feminino, por ser voluntário, é transferido para Curitiba. Conforme o Ministério da Defesa, o Serviço Militar Inicial Obrigatório (SMIO) e o Serviço Militar Inicial Feminino (SMIF) visam prover quadros às Forças Armadas e são fundamentais para a mobilização da população em defesa da soberania nacional.

Prazos e seleção

Após o alistamento, os jovens passam por etapas de seleção, como entrevista, exames médicos e testes físicos. Somente após 30 de junho, o alistamento é considerado fora de prazo e está sujeito ao pagamento de multa.

Atenção a fraudes

A Diretoria de Serviço Militar frisa que o alistamento é gratuito e que o jovem não deve realizar pagamentos para Cadastro de Pessoa Física (CPF) de terceiros.

SERVIÇO

Junta Militar de Arapongas – Sede da SESTRAN (térreo)

Rua Eurilemos, nº 530 – Centro

Telefone: (43) 3902-1340

Alistamento on-line: http://alistamento.eb.mil.br

Fonte: Redação

Compartilhar este Artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile