Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Início » Blog » Ponte do Barreiro fecha por 20 dias para concretagem e obra histórica de alargamento
Apucarana

Ponte do Barreiro fecha por 20 dias para concretagem e obra histórica de alargamento

Publicado em: 30 de abril de 2026
Compartilhar
Compartilhar

O acesso à comunidade rural do Barreiro será totalmente interditado a partir da próxima segunda-feira (04/05) por, pelo menos, 20 dias. A paralisação ocorre no trecho onde avança a obra de reconstrução e alargamento da ponte, que entrará em fase de concretagem — etapa que exige tempo de cura do material, segundo a Secretaria Municipal de Obras. Durante o período, moradores, produtores rurais, comerciantes da rota turística Estrada Bela e visitantes deverão utilizar caminho alternativo via Distrito de Pirapó.

Interdição e desvio

A empreiteira responsável iniciará a concretagem da nova estrutura na segunda-feira, o que impede a passagem de veículos para evitar danos e garantir a qualidade do serviço. A recomendação é que todos os usuários sigam o desvio pelo Distrito de Pirapó enquanto durar a interdição.

Travessia modernizada após 40 anos de espera

O prefeito Rodolfo Mota destaca que a obra, aguardada há 40 anos pela comunidade, vai modernizar a travessia e melhorar o deslocamento na região. A ponte passará de 3,80 metros para 6,50 metros de largura, ampliando a segurança e a fluidez. “O investimento atende a uma demanda histórica. Os maquinários agrícolas estão maiores e isso tornou a travessia cada vez mais difícil, obrigando produtores a recorrerem a plataformas para transportar tratores e colheitadeiras de um lado para outro da ponte, o que gera custos adicionais”, afirma.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Reta final e segurança no trânsito

- Patrocinado -

De acordo com o secretário municipal de Obras, engenheiro civil Mateus Franciscon Fernandes, o bloqueio é necessário para a cura do concreto, conforme exigências técnicas, assegurando resistência e durabilidade. A fase atual envolve a montagem de peças pré-moldadas e a preparação para a concretagem. “A obra entrou na reta final. Estamos na fase de montagem das estruturas pré-moldadas e, na sequência, será feita a concretagem. Nesta quinta-feira, por exemplo, será feito o içamento das vigas, o que demandará controle do trânsito no sistema ‘Pare’ e ‘Siga’ ao longo de todo o dia. No feriado e final de semana, o trânsito estará fluindo normalmente mas, na segunda-feira, tem início a concretagem e, após esse processo, é imprescindível respeitar o tempo de cura do material, o que impede a passagem de veículos para evitar danos à estrutura (colapso) e garantir a qualidade do serviço”, afirma. A circulação de pedestres e motocicletas poderá ser avaliada conforme as condições de segurança.

Investimento e próximos passos

O investimento é de quase R$ 300 mil, com execução pela Concreto Vale do Ivaí Ltda (Concrevali), vencedora do processo licitatório. O prefeito pede compreensão e paciência durante a interdição e antecipa que, além da ponte requalificada, a comunidade será beneficiada com o asfaltamento da estrada sobre o trecho de pedras irregulares, cerca de 6 quilômetros entre a rodovia e o Distrito. “Será a primeira estrada com características rurais totalmente asfaltada da história de Apucarana”, lembra. Segundo ele, os recursos já estão assegurados junto ao Governo do Estado, com apoio do governador Ratinho Júnior, dos então secretários estaduais das Cidades, Guto Silva, e do Trabalho, Do Carmo, e do deputado estadual Jacovós.

Fonte: Redação


Imagem 1

Ações preventivas mantêm Apucarana sem casos confirmados de dengue em 2026
Apucarana quer fortalecer gestão pública com projetos de extensão
Caminhonete com ferramentas de trabalho é furtada em Apucarana
Jovem de 21 anos fica ferido em acidente de moto na PR-444
Balanço legislativo: os primeiros seis meses do vereador Luciano Facchiano de Apucarana
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Arapongas

Prefeitura de Arapongas suspende pescaria do funcionalismo no Parque dos Pássaros

sergio
sergio
30 de abril de 2026
Cadastro do Cuidador Paranaense está aberto em Apucarana
Polícia prende homem após ameaças e dano em residência em Apucarana
Congresso das APAEs integra calendário oficial do Paraná por lei
Prazo para regularizar título eleitoral vai até 6 de maio em 2026

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo


Entrar no grupo do WhatsApp

Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?