Início » Polícia investiga conduta de empresário que divulgou imagens de menores limpando lanchonete após calote
Ocorrência Policial

Polícia investiga conduta de empresário que divulgou imagens de menores limpando lanchonete após calote

Compartilhe no WhatsApp

A Polícia Civil de Arapongas investiga a conduta do proprietário de uma lanchonete que expôs nas redes sociais vídeos de adolescentes infratores. Conforme as imagens, os menores consumiram no local e tentaram fugir sem pagar a conta. No entanto, todos foram pegos pelo dono do estabelecimento e obrigados a quitar a dívida fazendo faxina. O fato foi registrado na noite do último domingo (18), no Conjunto Corina Pugliese.

Imagens gravadas por uma mulher (que a polícia acredita ser uma funcionária) mostram quatro meninas e dois meninos limpando o piso, mesas, cadeiras, banheiro e até a cozinha da lanchonete. Ao todo, seis vídeos circularam pelas redes sociais. Um inquérito foi instaurado para investigar as circunstâncias em que o caso ocorreu.

(Seis vídeos circularam pelo Facebook e WhatsApp.

De acordo com o delegado adjunto da 22ª Subdivisão Policial (SDP), Audair da Silva, os jovens foram interrogados e confirmam a tentativa de fuga, contudo, negam que tenham feito qualquer acordo para pagar a consumação e ainda relatam torturas físicas e psicológicas.

Mesmo diante do comportamento dos jovens, o delegado acredita que houve exagero da parte do proprietário. “Os menores alegam que foram interceptados pelo proprietário que estaria armado e que foram torturados com sacos plásticos e puxões de cabelos. Alguns deles apresentavam sinais de lesões, alguns provocados por substância corrosiva, que suspeitamos que seja soda”, informou Silva.

A disponibilização dos vídeos na internet também é outro fator que pesa contra o proprietário do estabelecimento. Mesmo diante de um ato infracional, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a divulgação de imagens de menores. Inclusive, o simples ato de compartilhar fotos de crianças ou adolescentes que tenham cometido algum crime pode gerar multa de até R$ 15 mil segundo o ECA. A multa está regulamentada no artigo 247 do ECA, que criminaliza quem expor nome, apelido, endereço ou a imagem deles.

(Delegado adjunto da 22ª Subdivisão Policial (SDP), Audair da Silva acredita que houve exagero por parte do proprietário. Foto: TNOnlin

“Não contente em impor esse vexame, a situação foi toda gravada e disponibilizada pelas redes sociais e o ECA prevê uma punição para quem divulga imagens de menores em ato infracional”, reitera o delegado.

O delegado também quer descobrir se a Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência. De acordo com ele, os menores afirmam que a corporação foi acionada.

“Por enquanto só temos a versão dos menores. O próximo passo é ouvir os proprietários e funcionários do estabelecimento”, concluiu o delegado.

Para o Audair, ainda é cedo atribuir a responsabilidade aos menores. Contudo, o delegado destaca que a atitude correta diante da tentativa de fuga seria acionar a polícia e o Conselho Tutelar para que medidas cabíveis fossem tomadas.
TN ONLINE

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Dia das Mulheres

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: