Patrulha Maria da Penha registra 298 atendimentos em Arapongas

tn_3d827bf20d_patrulha-maria-da-penha
Compartilhe no WhatsApp

O programa Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Arapongas registrou quase 300 atendimentos desde sua implantação, em maio de 2016. Balanço divulgado nesta sexta-feira (6), aponta que no período foram registradas 104 ocorrências de descumprimento de medida protetiva, (aplicada para garantir a segurança da vítima) sendo que em 28 casos resultaram na prisão do agressor.

No período a equipe também formalizou 120 novas medidas protetivas e acompanhou e fiscalizou outras 147 vítimas de violência doméstica. Também registrou 17 declarações de desistência de representação – geralmente quando a mulher decide reatar o relacionamento com seu agressor – e outros 17 casos em que as vítimas não foram localizadas porque mudaram de endereço.

De acordo com a coordenadora do programa, Denice Amorim de Almeida, a ação é uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e a Prefeitura de Arapongas, por iniciativa da própria GM, que objetiva reduzir os índices de violência contra a mulher por meio do monitoramento de casos.

“É comum a mulher agredida procurar a polícia e mesmo com a medida protetiva em mãos ter a casa invadida, pertences furtados e voltar a ser agredida. Com essa fiscalização, a Patrulha da Maria da Penha garante que o agressor fique longe da vítima. Realizamos um acompanhamento além de encaminhar as mulheres para assistência jurídica, psicológica, no que ela necessitar”, ressalta a coordenadora.

Ela conta que o programa buscou referência nas coordenadorias em Curitiba e Londrina para implantar o programa em Arapongas. “Como resposta notamos que os acusados de violência doméstica estão respeitando mais as medidas impostas pela Justiça”, assinala.
TN ONLINE

Compartilhar Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Clique e peça já!