O Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, desta quinta-feira (22) destaca que os paranaenses já estão utilizando o aplicativo Justiça Eleitoral. Em menos de uma semana, mais de oito mil denúncias contra campanhas eleitorais irregulares foram feitas em todo país e o Paraná é o sétimo colocado no ranking, com mais de 500 reclamações.
Ao todo, mais de oito mil denúncias foram registradas no aplicativo nacional. A ferramenta, batizada de “pardal”, está disponível para acesso de toda a população desde a última sexta-feira (16). Na mesma data também começou o período para realização das campanhas eleitorais e propagandas.
Antes mesmo de completar uma semana no ar, o aplicativo já registrou um total de 8.238 denúncias em todo o país. Até o momento, a maioria das denúncias trata de propaganda eleitoral irregular envolvendo candidatas e candidatos ao cargo de vereador, totalizando 4.097 ocorrências.
O estado de São Paulo totaliza mais de 1,5 mil registros. Na sequência aparecem os estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O Paraná, com 515 ocorrências, é o sétimo estado com mais denúncias feitas pelo aplicativo da Justiça Eleitoral. As denúncias foram feitas por moradores de 62 cidades paranaenses, entre elas estão as sete maiores do estado. O município com maior número de registros é Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
Informações: Ric