Outubro Rosa é um movimento mundial que iniciou em 1990 nos Estados Unidos para angariar fundos para pesquisa de câncer de mama. Esse movimento se expandiu pelo mundo rapidamente. No Brasil a primeira ação ocorreu em 2002 em São Paulo no parque Ibirapuera com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista. A partir de 2008, as campanhas se difundiram para todo o país com envolvimento da sociedade, entidades privadas e instituições públicas. O ato de iluminar prédios e monumentos com a cor Rosa, serve para transmitir a mensagem que a prevenção do câncer de mama é essencial e a mamografia é o melhor método para diagnosticar precocemente o câncer.
O Honpar é parceiro da Prefeitura de Arapongas e das diversas instituições sociais que abordam o tema durante o mês de outubro como forma de esclarecer e incentivar as mulheres a realizarem seus exames, pois quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento maiores as chances de cura.
No dia 20 de setembro, estiveram no HONPAR mais de 50 profissionais de enfermagem da prefeitura de Arapongas para uma palestra com a Dra. Márcia Mantovani Borges, médica especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo CBR. Essa ação fez parte das atividades preparatórias do OUTUBRO ROSA com objetivo de capacitar os profissionais a realizar abordagem das mulheres nas Unidades de Saúde, estarem aptos a esclarecer dúvidas e dar os melhores encaminhamentos para cada caso clínico. Além da palestra, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do CDA que recebeu o novo aparelho e vivenciar a realização de uma mamografia.
Veja Também



Homem é morto a tiros durante a madrugada em Arapongas
4 horas atrás



Prefeito Rildo Camargo destaca avanços em São Pedro do Ivaí
14 horas atrás

Cohapar apresenta Programa Casa Fácil Paraná na Amuvi
14 horas atrás

Dr. Odarlone toma posse como vereador em Apucarana
14 horas atrás