Início » Os cuidados com os joelhos no envelhecimento
Notícias Geral

Os cuidados com os joelhos no envelhecimento

Compartilhe no WhatsApp

Médico do Honpar explica que desgaste pode causar dores e limitações, mas tratamento garante melhora dos sintomas

Os joelhos são elementos fundamentais para a mobilidade, mas muitas vezes só são lembrados quando se fazem notar, normalmente pela dor. Os problemas são bastante frequentes e podem ser limitantes, em especial, para pessoas idosas. O ortopedista Luiz Carlos de Andrade, da equipe do Hospital Norte Paranaense, o Honpar, em Arapongas, explica qual é uma das principais causas. “O desgaste da cartilagem, a chamada artrose. As dores se iniciam mais fracas e tendem a piorar se o paciente não buscar um atendimento e tratamento adequado. As dores no joelho são uma queixa muito comum, mas requerem cuidados”, alerta o médico, que é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

O processo da artrose é tão comum como o aparecimento dos cabelos brancos ou das rugas. Conforme o tempo vai passando, a cartilagem e os meniscos do joelho vão se desgastando. Inicialmente, a dor pode ocorrer com atividades mais intensas apenas. Mas, com a progressão da doença, pode haver dor com atividades do dia a dia e até mesmo em repouso. Pode também haver inchaço, dificuldade de movimentação, sensação de estalos ou atrito, diminuição de força e alteração no formato do joelho “Apesar da degeneração crônica da articulação e possível progressão do quadro, a artrose dos joelhos pode ter uma excelente evolução quando tratada de forma adequada, permitindo um retorno sem dor às suas atividades”, adianta Andrade.

O diagnóstico é feito por meio de radiografia, que permite a avaliação das alterações ósseas, da perda do espaço da articulação e das alterações no alinhamento. Em alguns casos, a ressonância magnética pode ser útil na avaliação da cartilagem, meniscos ou quando há suspeita de fraturas de insuficiência. O tratamento da artrose é sempre individualizado, ou seja, para cada paciente é usada uma estratégia dependendo dos sintomas, do tipo de lesão e do estilo de vida. “Estima-se que até metade das pessoas com mais de 65 anos de idade possam ter algum impacto devido à artrose. Por isso, a busca por um ortopedista especializado em joelho é fundamental”, conclui o especialista.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: